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Em primeiro feriadão em funcionamento, usuários reclamam de tempo de espera na UPA

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A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camaquã registrou grande procura e longo tempo de espera no primeiro final de semana de atendimento. Inaugurada no dia 31 de outubro, a unidade recebeu em média 128 atendimentos nos primeiros cinco dias de funcionamento. 

No último domingo (05), a emissora recebeu diversas mensagens relatando demora no atendimento e manifestações nas redes sociais. Em um dos casos, o ouvinte Tiago Macchi afirmou que a espera chegava a cinco horas para ser atendido. Desde a última quinta-feira (02), os postos de saúde da rede pública estavam fechados, o que pode ter colaborado para uma maior procura na Unidade de Pronto Atendimento de Camaquã.

Conforme Danielli Hain, enfermeira e responsável técnica da unidade, a Secretaria de Saúde do Município ampliou o número de médicos atendendo durante o dia. “A nossa UPA é de Porte 1 e a exigência é de que haja um médico em atendimento em período integral. Porém, para agilizar o atendimento, contratamos mais um profissional através de chamamento público, que reforçou o atendimento entre quarta-feira (01) e sábado (04) no período do dia, já que é onde se concentra maior demanda”, afirma.

Ainda conforme Denielli, o atendimento deste profissional extra aconteceu entre as 7h e 19h, o que pode sofrer alteração, passando a ser feito entre 10h e 22h. “Estamos ainda em período de ajustes e podemos alterar alguns detalhes, principalmente para ampliar o atendimento nos horários de pico”, destaca. 

A maior procura por atendimentos na UPA foi na última sexta-feira (03), quando 173 foram atendidas e 744 procedimentos foram realizados. Ao todo, além dos médicos, a estrutura da UPA conta com três enfermeiros durante o dia, e outros dois durante à noite. Já o número de técnicos de enfermagem é de seis no período do dia, e outros cinco profissionais à noite.

Outro problema relatado pelos ouvintes, foi de o aparelho de Raio X ainda não estar em funcionamento. O equipamento já foi instalado, mas aguarda aferição da empresa responsável para que seja remetido à Coordenadoria Regional de Saúde, e posterior liberação. “Nossa expectativa é de que em até 10 dias, o equipamento já esteja em funcionamento”, afirma Danielli. Quando a necessidade de o paciente fazer exame de raio x for constata, ele é encaminhado ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, que presta o serviço ao município. 

DATA

ATENDIMENTOS

PROCEDIMENTOS

31/10

37

141

01/11

112

452

02/11

115

580

03/11

173

744

04/11

124

582

05/11

118

550

*Os atendimentos são contabilizados entre 00h e 23h59 de cada dia.