Search
[adsforwp-group id="156022"]
Meio Ambiente

Uso das águas do arroio velhaco é tema de reunião em Arambaré

Encontro foi importante para debater questões ambientais sobre o tema
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Recentemente, foi realizada uma reunião na prefeitura de Arambaré, para tratar do uso consciente das águas do Arroio Velhaco. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito do município, Jardel Cardoso.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Um dos temas mais cruciais do encontro, foi o uso da água daquele arroio para irrigação de arroz. Esse assunto antigo está sendo encaminhado para uma regularização. As outorgas da água foram emitidas recentemente e serão válidas até abril de 2026. A partir dessa data, as Licenças de Operação do Sistema de irrigação poderão ser emitidas.

Na mesma reunião, foi discutida a importância de fornecer apoio técnico aos produtores assentados para melhorar suas atividades rurais e obter resultados mais eficazes. No encontro também se ressaltou a relevância da “ponte molhada” em Passo do Maria Gomes para facilitar a travessia do Arroio Velhaco naquela localidade.

Na pauta também esteve as frequentes enchentes que afetam o Arroio Velhaco, muitas vezes represadas pela Laguna dos Patos, resultando em grandes volumes de água nas cidades e áreas mais baixas. Os produtores se ofereceram para colaborar na recuperação das estradas e canais, vitais para garantir acessos adequados às diversas localidades, incluindo a sede.

Estavam presentes profissionais representando a Bacia do Arroio Velhaco no Comitê da Bacia do Rio Camaquã: os Engenheiros Agrônomos Ivo Lessa e Silvio Bischoff. Além deles, os produtores João Wolf e João Rodolfo, do Passo do Maria Gomes, juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Infraestrutura: o Engenheiro Agrônomo Airton Souza, o Técnico em Agricultura Anderson Flores e o Fiscal do Meio Ambiente Edimilson Costa.

Tags: Arambaré, Cidades, Costa Doce, Região