O Presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin, defende uma transição gradual para municipalizar o ensino fundamental nas escolas públicas do estado. A informação foi divulgada durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (01). Foram apresentados dados sobre o Marco Legal da Educação.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Questionado pela reportagem da Acústica FM, o presidente do parlamento gaúcho defende uma transição gradual, ocorrendo nos próximos mandatos dos prefeitos eleitos ou reeleitos, a partir de 2024. Conforme Zanchin, seria passado uma série por ano ao municipio, dentro do prazo de cinco anos, diminuindo os impactos, seja no cronograma escolar e também de adaptação dos alunos. Mas a questão segue em discussão.
Um dos principais pontos do Marco legal da Educação, iniciativa capitaneada pela Assembleia Legislativa e encaminhada ao Governo Estadual, era sobre a municipalização do ensino fundamental. O tema mobilizado comunidades escolares gaúchas, que temem demissões, prejuízo aos alunos e perda de vínculos pedagógicos.