Search
[adsforwp-group id="156022"]

Eleição da OAB/RS mobiliza 60 mil advogados

img_1345_foto_1.jpg

Entidade máxima dos advogados gaúchos, a OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul) escolherá novo presidente para o período de 2013 a 2015. Amanhã, ocorrem as inscrições das chapas que definem candidatos a presidente, diretores e conselheiros. A eleição de 19 de novembro, que não terá o atual presidente, Claudio Lamachia, concorrendo à reeleição no cargo, promete ser acirrada entre quatro candidatos ao cargo mais importante da advocacia gaúcha.

Diferentemente do último pleito para a presidência da entidade, há três anos, quando Lamachia venceu seus dois adversários com 80,6% dos votos, neste ano a eleição deve ser concorrida. Pela situação, apresenta-se o advogado criminalista Marcelo Bertoluci, que terá como oponentes Ricardo Cunha, Carlos Cavalheiro e Paulo Torelly. Amanhã é último dia para que os advogados registrados na OAB não reguralizados, normalizem sua situação na Ordem para participarem da votação.

A expectativa da direção da entidade é de que votem pelo menos 60 mil advogados. Os profissionais cadastrados na Ordem que não participarem da eleição serão multados ao valor equivalente de 20% da anuidade, salvo aos que justificarem ausência até amanhã.

Local único na capital

Em Porto Alegre o local de votação será no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no parque Harmonia. Nos demais municípios gaúchos, o local será definido pelas respectivas subseções. O pleito ocorrerá das 9h as 17h.

Como será utilizado o sistema de cédulas, a previsão é de que o novo presidente da OAB seja conhecido até o dia 21 de novembro. A chapa escolhida irá eleger 58 conselheiros titulares, 58 suplentes, três conselheiros federais e o mesmo número de suplentes, além de um grupo de cinco diretores composto por presidente e vicepresidente.