Search
[adsforwp-group id="156022"]
RECONHECIMENTO

Escritora de Camaquã recebe prêmio Milton José Pantaleão em Porto Alegre

Projeto visa incentivar a circulação da literatura independente no Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo pessoal/Redes Sociais
Foto: Arquivo pessoal/Redes Sociais

A escritora Iara Schmegel de Camaquã recebeu o prêmio Milton José Pantaleão no último sábado em Porto Alegre. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores da capital com proposta de incentivar a circulação da literatura independente no Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

O prêmio é uma iniciativa da Academia de Letras do Brasil, com sessão no Estado, desde 2019 o prêmio motiva escritores independentes a movimentar as obras em solo gaúcho, além de dar visibilidade ao trabalho acadêmico. São oito categorias literárias, Iara conquistou a “narrativa curta” com o livro “Memórias e meus escritos”. 

Arquivo pessoal/Redes Sociais
Arquivo pessoal/Redes Sociais 

Neste ano, a professora foi patrona das Feiras do Livro de Camaquã, Barão do Triunfo e São Lourenço do Sul. A 42ª edição em Camaquã teve como tema o “Centenário da Revolução de 1923” e como lema “Tempos de Guerra! Tempos de Poesia!”.

Arquivo pessoal/Redes Sociais
Arquivo pessoal/Redes Sociais

Sobre ela:

Nascida em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Iara Schmegel é uma personalidade de destaque na área acadêmica na Costa Doce. Ela é graduada em Artes Visuais, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, além de possuir pós-graduação em Administração de Pessoas, Marketing, Auditoria e Análise de Custos. Sua atuação principal abrange áreas como administração, processos gerenciais, recursos humanos, metodologia da pesquisa científica, pedagogia e artes visuais, incluindo literatura e poesia.

No campo literário, Iara conta com 11 obras publicadas. Seu primeiro livro, “Poesia Celebration,” viu a luz em 2012. Sua obra “Meu Pé de Laranja Urbano” destaca-se na categoria infanto-juvenil e foi agraciada com o prêmio de melhor livro na categoria Literarte Kids durante a 4ª Feira Nacional do Livro de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Em 2022, lançou sua autobiografia “Memórias & Meus Escritos – Especial 10 Anos,” a obra mais recente chama-se “Um Brinde à Vida,” lançada neste ano. 

Arquivo pessoal/Redes Sociais
Arquivo pessoal/Redes Sociais

Tags: Camaquã, Educação, Literatura, Livros, Obras, Porto Alegre