A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, deflagrou na manhã dessa terça-feira (14/11) a Operação Mendax, que contou também com o apoio da 2ª DP, 3ª DP, DEAM e DPHPP de Pelotas.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante a ação, três pessoas foram presas preventivamente e foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão. Os suspeitos integravam uma organização especializada em fraudes contra idosos.
Conforme a investigação, a quadrilha atuava na área central da cidade, utilizando-se de uma instituição financeira de fachada para a aplicação das fraudes. A ação consistia em abordar pessoas idosas na rua, oferecendo, geralmente, renegociação de empréstimos. As vítimas, atraídas pelas condições irresistíveis que eram ofertadas, eram levadas até a sede da empresa, onde eram convencidas a tirar fotografias, e entregar documentos, cartões bancários e telefones celulares.
Enquanto um dos golpistas distraía a vítima, os demais realizavam compras e saques com os cartões, além de contratar novos empréstimos, e até a portabilidade de rendimentos para outra instituição bancária, a fim de possibilitar a contratação de novas transações.
Segundo a delegada Walquiria Meder, as vítimas, em sua maioria, eram pessoas de pouca instrução, que somente entendiam se tratar de golpe muito tempo depois. Os valores eram desviados para contas gerenciadas pelos criminosos, e as pessoas idosas acabavam com sua situação financeira extremamente agravada pelas novas dívidas adquiridas.
Durante as investigações, iniciadas há cinco meses, foram identificadas mais de 20 vítimas, que juntas tiveram um prejuízo estimado em R$ 200 mil.
Após os procedimentos policiais de praxe, os presos serão encaminhados aos Presídios Regionais de Pelotas e Rio Grande.
Texto: Polícia Civil