Search
[adsforwp-group id="156022"]
Homenagem

Câmara de Vereadores homenageia cinco personalidades camaquenses

Cerimônia nesta sexta-feira (17) acontece no Cine Teatro Coliseu
Post colagem fotográfica bons momentos grátis (Post para Instagram) (1)

Ocorre nesta sexta-feira (17) no Cine Teatro Coliseu em Camaquã, a cerimonia de homenagem para cinco personalidades do município. Eles receberão o título de “Cidadão Camaquense” às 19h.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Os camaquenses homenageados são: Elecy Rodrigues de Freitas “Jaburú”, João Francisco de Souza Aguiar, Leandro Wegner Garcia, Adão Claudio da Silveira e João Máximo Lopes. As proposições foram feitas pelos vereadores João Pedro Grill, Vitor Azambuja, Renato Cabeleireiro, Ronaldinho Renocar e Mozart Pielechowski.

Saiba quem são os homenageados:

João Francisco de Souza Aguiar ou “Chiquinho da CESA”, natural de Porto Alegre, residente em Camaquã foi gerente da filial da a Companhia Estadual de Silos e Armazenagem (CESA) até a extinção em 2022 e hoje está à frente da COOPAC (Cooperativa de Cereais de Camaquã), empresa que atua nos mesmos aposentos da antiga CESA, formada por produtores para suprir a falta da antiga CESA. Participou ativamente durante a fundação da cooperativa devido a sua experiência de anos no segmento. A outorga é indicada pelo vereador Vitor Azambuja.

Leandro Wegner Garcia, natural de Camaquã, é coordenador de 45 farmácias da Rede LVD. Em 2023 a Farmácia Associadas – Rede LVD conta com 18 lojas e um Centro de Distribuição Interno, sendo seis lojas na cidade de Camaquã, uma em Cristal, uma em Chuvisca, seis em Pelotas e 4 lojas na cidade de Rio Grande. O empresário ainda tem outros empreendimentos na cidade. A outorga é indicada pelo vereador Renato Cabelereiro.

Adão Claudio da Silveira é natural de Montenegro é dono de diversos títulos na área empresarial representando setores da agricultura. Também se destacou como vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Rio Grande do Sul entre outros. A justificativa diz que ele possui “relevantes serviços prestados em Camaquã”. A outorga é indicada pelo vereador Ronaldinho Renocar.

João Máximo Lopes é natural de Bagé, engenheiro agrônomo e advogado.oi sócio fundador e Presidente da Subseção OAB/Camaquã, é um dos baluartes na aquisição de sua sede. Como contribuição literária na área de Engenharia Agronômica, elaborou em 1996 junto com outros profissionais a sua obra “Subsídios ao Estudo e Solução de Enchentes no Município de Camaquã”, de relevante importância na prevenção de problemas relacionados à cidade. Em 2001 motivado pelo trabalho desenvolvido pelo NPHTT, juntamente com outros idealistas fundou o Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã NPHC.

Elecy Rodrigues de Freitas “Jaburú”, foi secretário do Trabalho e Ação Social de Camaquã; Em 1989 e 1996, foi vereador eleito (PSDB); em 1996 foi candidato a prefeito (PSDB), ficando na terceira colocação; em 1998 e 2002, foi candidato a deputado estadual pelo PSDB, vale ressaltar que em 2002 ficou como primeiro suplente; em 2008 foi candidato a prefeito; em 2012 e 2016, foi candidato a vereador, não eleito nas ocasiões; Jaburu foi também assessor do falecido deputado Nelson Marchezan.

Tags: Camaquã, Cidades, Costa Doce, Região