Search
[adsforwp-group id="156022"]
Segurança

Três pessoas são detidas em operação contra o golpe do falso empréstimo

Ação ocorreu na última sexta-feira (17), em dois estados
Idoso morre após ser atropelado por camionete na BR-116
Idoso morre após ser atropelado por camionete na BR-116. Foto: Acústica FM

A Polícia Civil através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou nesta sexta-feira (17), a Operação Cleanning. Nesta ação, foi dado cumprimento de três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa dedicada a prática do golpe do falso empréstimo.

Segundo informações, a maioria dos integrantes do grupo criminoso eram da cidade de Alvorada, de onde mantinham contato com vítimas de todo o país, oferecendo portabilidade de empréstimos bancários, feitos em sua maioria por beneficiários do INSS.

Após um contato inicial via aplicativo de mensagens, os autores solicitavam os documentos das vítimas e cobravam uma suposta Taxa de Limpeza de Folha para liberar o empréstimo.

Com o pagamento da taxa fraudulenta e envio da documentação, os autores realizavam um novo empréstimo em nome da vítima e lhe orientavam a transferir os valores recebidos para outra conta dos autores, com o suposto fim de quitação do empréstimo anterior.

No decorrer das investigações, foram identificadas ao menos 18 vítimas, nos Estado de Santa Cataria, Bahia, Amazonas, Sergipe e Paraná, além de cinco vítimas no Distrito Federal, tendo os autores recebido mais de R$ 200.000,00 em somente uma das contas bancárias investigadas, entre os meses de fevereiro e março do corrente ano.

Junto ao cumprimento dos mandados nas cidades de Porto Alegre e Votuporanga (SP), também foram implementadas medidas de sequestro de valores nas contas bancárias dos investigados, para posterior restituição do prejuízo das vítimas.

Após o cumprimento da ação, os autores irão responder pelos crimes de Estelionato Eletrônico, Organização Criminosa e Lavagem de Capitais, estando sujeitos a penas superiores a 50 anos de prisão apenas em relação aos crimes cometidos contra as vítimas do Distrito Federal, caso condenados.

Denúncias Anônimas: 0800 510 2828
WhatsApp e Telegram: (51) 98444-0606
www.pc.rs.gov.br

Tags: Polícia, Polícia Civil, SEGURANÇA