Search
[adsforwp-group id="156022"]

PMDB lança a pré-candidatura de Simon à presidência

img_13773_foto_1.jpg

O recado do presidente do PMDB-RS, deputado Alceu Moreira, aos 33 coordenadores regionais e pré-candidatos reunidos em Arambaré neste fim de semana, dias 1º e 2, é de que o partido irá para o pleito de 2018 com potencial máximo. “O PMDB tem o propósito de ir para a eleição com candidato a governador, dois ao Senado e nominata proporcional completa. Vamos buscar todos os espaços”, afirmou o líder peemedebista. Ele observou que a legenda tem consciência da importância da formação de alianças para a reeleição ao governo estadual, mas destacou que a intenção inicial é estimular o preenchimento de todas as vagas.

Sobre as eleições proporcionais delegou aos coordenadores a tarefa de estimular candidaturas na totalidade do território gaúcho, com abrangência do maior número de segmentos sociais. “Está nas mãos dos coordenadores a missão de construir candidaturas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. A legitimidade das disputas regionais contribuirá para o aumento das bancadas no Parlamento”, alertou Alceu.

Esse também foi o discurso do ex-governador Germano Rigotto, potencial candidato ao Senado. Rigotto palestrou aos seus pares sobre o cenário político e eleitoral no Rio Grande do Sul e no Brasil. Defendeu que o PMDB gaúcho lute pela reeleição do governador José Ivo Sartori e que apresente nominata completa. Afirmou que já assumiu o compromisso de ajudar a legenda na prospecção de nomes para a composição.

Rigotto também deixou a mensagem de que o partido unifique o seu discurso. “O governador Sartori atua para buscar as soluções que o Rio Grande precisa. Temos que reconhecer esses esforços e informar à sociedade”, orientou o ex-governador. A avaliação crítica do comando nacional do PMDB também pautou o seu discurso. “Não basta mudarmos o nome, temos que mudar a forma de agir”, conclui Rigotto, se referindo a proposta de que a legenda passe a se chamar novamente MDB.

Ao final da intervenção de Rigotto – simbolizando a busca pela composição de uma nominata plural –, o presidente Alceu Moreira chamou os pré-candidatos Beto Fantinel (Juventude), Lourdes Sprenger (PMDB Mulher) e Edson Rosa (vereador) reforçando a importância de candidaturas nestes segmentos.

Alguns coordenadores aproveitaram para registrar o seu apoio à indicação de Rigotto para a disputa ao Senado. Além do nome de Rigotto, foi lembrado o do deputado federal Darcísio Perondi.

 

Reflexão sobre novos tempo

O encontro em Arambaré marcou o início da caminhada e do planejamento para as eleições do próximo ano. Além da troca de experiência entre dirigentes, o momento também foi de aprendizado e de qualificação dos quadros. Ficou por conta da cientista política Elis Radmann, do Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO), a reflexão sobre o comportamento do eleitor e o papel do agente político. O recado de Elis foi de que é preciso se reinventar, saber se comunicar digitalmente e se colocar como sujeito de transformação na atual revolução social por qual atravessa a sociedade.

“Estamos vivendo um momento ímpar, uma revolução, uma disruptura social. Entendemos o nosso papel nessa mudança comportamental e no rumo dessa história?”, questionou a cientista política. E arrematou: “Se os senhores não compreenderem essa nova realidade, estarão fora do processo político”.

Se antecipando ao processo eleitoral, neste ano o PMDB gaúcho reorganizou a casa, comprovou a sua característica democrática e renovou em 60% os seus dirigentes regionais e municipais. Realizou Convenções Municipais em 98% do RS (487 municípios) e eleição de coordenadorias em 100% das regiões.

 

A travessia

Fábio Branco, chefe da Casa Civil do Estado, falou sobre o empenho do governo Sartori em recuperar o Rio Grande do Sul. Reforçou a necessidade de a Assembleia Legislativa aprovar os projetos necessários para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal que dará novo fôlego econômico ao Piratini, permitindo o pagamento de salários em dia e prestação dos serviços públicos de qualidade. “Estamos passando por um momento de travessia e a transformação da atual realidade depende de atitude e de reformas estruturantes. Precisamos encontrar o caminho para devolver a esperança à população”, disse Branco.

E acrescentou: “a adesão pode não ser a melhor solução, mas é a única possível hoje. Mas o nosso projeto vai além, temos outras medidas que irão ajudar no desenvolvimento. Enfrentamos coorporações, queremos um estado mais ágil, arrumamos a casa, mas temos muito mais a cumprir, com coragem e determinação”.

 

Simon presidente

Aos 87 anos, o recado do ex-senador Pedro Simon foi sobre a importância das redes sociais para a mobilização social e política. Com aparelho celular em mãos, falou que a tecnologia entregou ao cidadão a possibilidade de se manifestar e se posicionar frente aos acontecimentos do País. Disse que a mobilização virtual é responsável por mudanças extraordinárias como, por exemplo, a garantia da continuidade das investigações da Operação Lava-jato. O líder histórico fez referência a organização partidária estimulada pelo presidente Alceu Moreira, que tem movimentado a sigla em todas as localidades do Rio Grande do Sul. “Discutir política é fundamental para o PMDB avançar”, enalteceu ex-senador.

Depois de algumas manifestações sobre a possibilidade de Simon ser candidato à presidência da República, Alceu lançou o ex-senador como potencial nome para a disputa nacional. “Quem além de Simon, com tamanha reserva moral, o PMDB tem a oferecer ao País?”, indagou o comandante do Diretório Estadual. Ele acrescentou que indicará o nome do ex-senador ao comando do PMDB dos demais estados do Sul.

 

Presenças

Além da presença de líderes como Alceu Moreira, Germano Rigotto, Fábio Branco e Pedro Simon, o encontro em Arambaré contou com a participação de dirigentes de todo o Rio Grande do Sul, entre os quais o vice-presidente do Diretório Estadual, Sebastião Melo, os comandantes dos núcleos de apoio Beto Fantinel (Juventude), Regina Perondi (Mulheres), Deodoro Gomes (Cultura) e Clóvis André da Silva (Afro), prefeitos, vices, vereadores, presidentes de diretórios municipais, coordenadores regionais e pré-candidatos. Os anfitriões do encontro foram o prefeito de Arambaré, Alaor Pastoriza, e o presidente do partido local, Deivid Correa Ramos.