Search
[adsforwp-group id="156022"]
Segurança

Susepe promove ações em apoio às comunidades atingidas por cheias no Vale do Taquari

Desde setembro já foram disponibilizados 1 mil apenados e 400 servidores para auxiliar os municípios
Foto: Divulgação/Ascom Susepe
Foto: Divulgação/Ascom Susepe

Desde o último dia 19, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, participa do Gabinete de Crise no Vale do Taquari, com a prestação de apoio às comunidades que têm sido afetadas pelos temporais que atingiram a região.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!  

Servidores e pessoas privadas de liberdade dos presídios de Encantado e de Arroio do Meio estão atuando em diversas frentes, como limpeza de ruas e estabelecimentos, além da reconstrução de escolas, postos de saúde e hospitais. As ações ocorrem principalmente em Roca Sales, Muçum, Encantado e Lajeado.

Na última terça-feira (21), em uma das ações, 11 presos e cinco servidores foram deslocados para efetuar a retirada de entulho de uma escola estadual em Muçum. Já nesta quarta-feira (22), 14 apenados e sete policiais penais atuam na limpeza de escolas municipais de Encantado e Arroio do Meio.

O apoio da Susepe se estenderá até o final da semana e terá como prioridade o auxílio na faxina e na organização das escolas do Vale do Taquari, para que as mesmas possam retornar às atividades no menor tempo possível.

Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a mobilização é de grande importância para o Estado:

“Vivemos um momento muito difícil, diante dos eventos climáticos severos, em que toda ajuda é necessária e bem-vinda. O trabalho dos policiais penais e dos apenados tem sido um grande apoio na retomada das famílias que residem nos municípios atingidos”, afirmou.

O titular da Susepe, Mateus Schwartz, lamentou que a região esteja passando, pouco tempo depois de sofrer os impactos das enchentes, pelo mesmo drama:

“Aquela tragédia abalou todo o povo gaúcho. Houve uma grande mobilização de solidariedade para a reconstrução do Vale do Taquari e, agora, estamos vivendo isso novamente. Estamos mobilizando toda a nossa estrutura e capacidade para auxiliar as vítimas das enchentes”, frisou.

Desde que o Vale do Taquari foi atingido pelas enchentes no mês de setembro, a Susepe já disponibilizou, aproximadamente, 1 mil apenados e 400 servidores para auxiliar os municípios de Lajeado, Venâncio Aires, Roca Sales, Encantado, Arroio do Meio, Muçum, Rio Pardo e Cruzeiro do Sul.

Também foram mobilizados agentes e pessoas privadas de liberdade das demais regiões penitenciárias, que participaram de um mutirão de limpeza e da doação de itens produzidos pelos custodiados, como pães, esteiras térmicas e barras de sabão.

Conforme a delegada penitenciária da 8ª Região, Samantha Longo, a participação das equipes da Polícia Penal em eventos climáticos agiliza às atividades, levando normalidade, o quanto antes, à população e diminuindo os transtornos causados e inserindo o sistema prisional no trabalho de gerenciamento das crises.

Tags: Susepe, Vale do Taquari