Search
[adsforwp-group id="156022"]

Banrisul abre mais cedo para atender funcionalismo

img_14013_foto_1.jpg

O primeiro dia após a Assembleia Legislativa autorizar o pagamento do 13º salário do funcionalismo estadual via empréstimo bancário foi marcado por intensa movimentação nas agências e plataformas digitais do Banrisul. A instituição afirma que atendeu, nesta quarta-feira (20), mais de 100 mil servidores públicos em busca dos vencimentos.

A procura pelos empréstimos resultou em oscilações no sistema e queixas de usuários, fazendo com que o Banrisul estendesse em duas horas o horário de operação das agências. Para quinta-feira (21), a promessa é de que a abertura seja antecipada em uma hora, às 9h, por conta da possibilidade de grande procura pelos empréstimos.

“O Banrisul, assim como todo o sistema financeiro nacional, enfrentou problemas de sistema, causados pelo acúmulo de demanda, pelo fato de o dia 20 de dezembro ser a data de pagamento do 13º salário de servidores públicos e empregados do setor privado. Os problemas foram enfrentados e estão sendo resolvidos”, declarou o banco, por meio de nota.

A instituição ressalta ainda que as solicitações relacionadas ao 13º poderão ser feitas até 15 de janeiro.

Filas e reclamações

Desde o final da manhã desta quarta, clientes relataram problemas como a formação de filas em agências e caixas eletrônicos. Correntistas também apontaram dificuldades para acessar contas por meio de aplicativo de celular e do site.

– Estou há mais de uma hora na fila. O sistema está trancando, não acontece nada. Os extratos também não estão saindo. O gerente disse que todo o sistema caiu – contou a mulher de um servidor que foi, pela manhã, a um ponto de atendimento de Canoas para contratar o empréstimo após tentativa frustrada no aplicativo.

Ações judiciais não são impeditivo

O Banrisul garante que os clientes negativados também terão a possibilidade de empréstimo garantida e recomenda que os servidores nessa condição dirijam-se a suas agências de referência para resolver pendências específicas antes de chegar a um acordo.

Outro grupo com preocupações quanto à operação é dos servidores que têm processos contra o banco. O soldado da Brigada Militar Armando Primão de Campos, de Eldorado do Sul, afirma que teve a contratação do empréstimo negada pela instituição. O servidor disse ter sido informado pelo banco que havia impedimento pelo fato de ele ter movido ação revisional contra a instituição na Justiça.

– Eu e mais colegas estamos em uma peregrinação em busca do 13º salário. Ficamos de mãos amarradas – frisou Campos.

Questionada por GaúchaZH, a instituição sustentou que clientes com ações judiciais contra o Banrisul não serão impedidos de solicitar os financiamentos. Nesses casos, a orientação também é de que procurem suas agências de referência.

FIQUE ATENTO

– A abertura das agências em todo o Estado será antecipada em uma hora nesta quinta-feira (21), para as 9h, informou o banco.

– Os servidores poderão solicitar os empréstimos até 15 de janeiro de 2018.

– As solicitações podem ser feitas nas agências e por meio das plataformas digitais da instituição (site e aplicativo).

– O Banrisul afirma que servidores negativados no banco também terão os empréstimos garantidos. A recomendação é de procurem a suas agências de referência para resolver as pendências.

– Os servidores que optarem por não aderir ao financiamento receberão o 13º em 12 parcelas mensais, a partir de janeiro.

– O custo do benefício para o funcionalismo do Executivo é calculado em R$ 1,3 bilhão.

– O governo do Estado espera cobrir as operações contratadas pelos servidores no Banrisul com o valor da venda de ações do banco, que foi adiado no início do mês e ainda não tem nova data.