O 2018 para as promessas da base do Grêmio se inicia nesta sexta-feira. Com a oportunidade de atuar durante as primeiras cinco rodadas do Gauchão, enquanto os jogadores que disputaram o Mundial seguem de férias, Jean Pyerre, Patrick, Dionathã e outros jovens de futuro serão incorporados ao grupo de jogadores do grupo de transição que treinava em Eldorado de Sul desde o final de dezembro.
Ao lado de Thaciano, primeiro reforço do clube para a temporada, e o meia Lima, que teve boa temporada com o Ceará no ano passado, serão as caras novas do time de garotos que Renato mandou a campo no Brasileirão 2017 enquanto o foco do clube estava na busca do Tri da América.
Sob o comando de César Bueno – técnico da equipe de transição e auxiliar permanente do clube na comissão de Renato –, 25 jogadores iniciarão o Gauchão contra o São Luiz, em Ijuí, no dia 17 de janeiro. Mas este número ainda dependerá das avaliações físicas que serão realizadas.
— A programação será feita pela situação dos jogadores que irão se apresentam. Teremos que utilizar alguns deste jogadores que se apresentam nesta sexta, nosso número de opções é reduzido. Nossa intenção é ver como vão estar no retorno. Quem estiver bem fisicamente, devemos utilizar. Um ou outro deve ser titulares contra o São Luiz. Vai depender de como eles irão se apresentar e como irão reagir nesta primeira semana de treino. Quem não estiver bem, fica para o jogo contra o Caxias — comentou Bueno.
Uma novidade para o Gauchão, para que os jogadores do Grêmio tivessem tempo para o período de férias, é a adoção de uma segunda lista de inscrição para a competição. Além das 32 vagas já previstas, a FGF permitiu que todos os clubes possam relacionar mais 10 atletas nascidos até 1997 até a rodada do 10 de fevereiro.
Mesmo que competições como Libertadores e Copa do Brasil sejam a máxima prioridade, o Grêmio sente-se incomodado por não vencer o Gauchão desde 2010. Por isto, dentro de suas limitações, tratará de valorizá-lo, garante o diretor de futebol Saul Berdichevski.
— A importância de vencê-lo é a mesma do ano passado, quando não conseguimos. Iniciaremos sem os titulares, por razões óbvias, mas esperamos que, na hora crucial, possamos contar com eles. Está na hora de resgatarmos a liderança regional — entende o dirigente.
Douglas é o principal nome que estará na reapresentação no CT Luiz Carvalho, mas o meia ainda está longe de voltar aos gramados. O jogador vai iniciar novamente os trabalhos de fisioterapia da segunda cirurgia reconstrutiva de ligamento em seu joelho esquerdo. A previsão do departamento médico é de que Douglas só tenha condições de ser utilizado por Renato Portaluppi na primeira semana de abril.