Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeitura de Cristal confirma decreto de emergência

img_14282_foto_1.jpg

A Prefeitura de Cristal publicou na manhã desta terça-feira (09) o decreto de estado de emergência no município. O documento, assinado pela prefeita Fábia Richter, aponta o baixo volume de chuvas foi apontado como causador de prejuízos, que justificariam a situação.

Em entrevista na Rádio Acústica FM nesta segunda-feira (08), Fábia já havia antecipado que o município decretaria o estado de emergência, já que a situação no interior era crítca. “Já falta água até para beber em algumas localidades do interior”, desta Fábia. As localidades em pontos mais altos do município, a situação é considerada mais complicada.

Conforme o texto, já estão registrados prejuízos no cultivo de hortifrutigranjeiros, feijão, soja, milho, arroz e tabaco, além de afetar a criação de gados de corte e leiteiro. Até o momento o município registrou apenas 9mm de chuva em 2018, o que pode agravar ainda mais a situação.

O decreto afirma que nos meses de novembro e dezembro de 2017, a chuva ficou menos de um terço do que o esperado para o período. “Mesmo que chova agora, o estrago já está feito! Não temos como voltar no tempo”, afirma a prefeita.

O documento não detalha o tamanho do impacto financeiro da estiagem, mas durante a entrevista ontem, a prefeita chegou a estimar que o montante chegue a R$ 13 milhões.