Search
[adsforwp-group id="156022"]

Familiares preveem homenagens às vítimas da boate Kiss em Santa Maria

img_14381_foto_1.jpg

Desde 2013, o mês de janeiro passou a ter uma nova simbologia à história recente de Santa Maria. Há cinco anos, em 27 de janeiro, a cidade se viu imersa em uma tragédia — que culminou na morte prematura de 242 jovens — e que ainda traz desdobramentos até os dias atuais. O incêndio daquela madrugada de sábado será, nos próximos dias, relembrado pelos santa-marienses.

Para isso, a Associação de Vítimas de Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) divulgou, nesta terça-feira (16), uma programação que busca homenagear as vítimas. E, claro, fazer com que a data reverbere pelo Estado, país e mundo “para que não se repita”, frase adotada pelos pais que presidem a associação.

A programação prevê, ao todo, uma série de atividades que terão começo no próximo dia 25 com o lançamento do livro Todo Dia a Mesma Noite, da jornalista Daniela Arbex. A obra será apresentada no Theatro Treze de Maio, às 19h30min. Durante dois anos, a jornalista acompanhou a rotina das famílias que perderam alguém na tragédia. Ela ainda relembra e homenageia as vítimas do incêndio.

Na véspera do aniversário da tragédia, na sexta-feira (26), será apresentado, às 20h30min, na Praça Saldanha Marinho, o documentário Depois daquele dia, produzido por Luciane Treulieb, irmã de João Aloísio Treulieb, vítima da tragédia. O material, basicamente, mostra os impactos e os aprendizados que a tragédia trouxe para Santa Maria e à própria irmã da vítima.

Também na sexta, a partir das 21h30min, familiares farão uma caminhada iluminada, com velas, pelo centro da cidade. Eles vão sair da Praça Saldanha Marinho e seguir em direção ao prédio onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas, a poucos metros dali. A partir da meia-noite será realizada uma vigília no local.

A data

No sábado, dia 27 de janeiro, será lançado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) o concurso público nacional para a construção do memorial em homenagem às vítimas. O evento está marcado para as 9h, no Salão Azul do Centro Universitário Franciscano (Unifra), na Rua dos Andradas.

Ao longo do sábado, também estão previstas outras atividades que podem ser acessadas no site da AVTSM. As homenagens serão finalizadas às 20h30min com o toque de sinos. Na sequência, serão soltos balões por amigos e familiares de vítimas.