Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cristal tem projeto pioneiro de empoderamento feminino na região

img_14494_foto_1.jpg

O Centro Social de Apoio ao Trabalho da Mulher é uma iniciativa da Prefeitura de Cristal, que o idealizou para estimular o empreendedorismo feminino através da cooperativa Mulher Coopera. Nela, mulheres aprendem e trabalham confeccionando calçados, bolsas e artesanato. O interessante é que os produtos são vendidos e as participantes recebem percentual de acordo com sua produção e atividade.  

 

O espaço construído pela prefeitura do município tem objetivo de estimular o empoderamento feminino pela gestão e geração de renda. Segundo Ana Flor, coordenadora do Centro, com isto elas melhoram sua auto estima.

 

Quanto a produção, elas atendem clientela proveniente de fábricas da região, Vale dos Sinos e Grande Porto Alegre, além de produzir para a marca própria que tem uma loja no Centro e participa de eventos. O mais interessante é que o projeto não é sustentável apenas no seu formato, os materiais também o são. Elas reutilizam matéria-prima fornecida por parceiros, como retalhos da indústria têxtil e lonas vindas da praça de pedágio localizada em Cristal.

 

Um trabalho tão importante, atual e que realmente causa impacto na vida daqueles que participam, este é o Mulher Coopera. Localizado em um município que pode ter o tamanho comparado ao bairro de uma cidade pequena, mas que realiza algo tão grande e promove mudanças que talvez só sejam sentidas ou percebidas daqui algumas gerações. Em uma época na qual mulheres vão a rua marchar por igualdade (como aconteceu em Nova Iorque esta semana, veja aqui), conhecer um trabalho que resgata a auto estima, ensina e dá liberdade, afinal ter sua renda é também sinônimo de liberdade, nos enche de esperança.

 

Quem quiser conhecer ou tem interesse em participar, basta ir ao local:

Rua do Palenque, 118. Cristal/RS.