O governo Ivo Ferreira (PSDB) divulgou nesta semana, após o retorno do recesso da Câmara de Vereadores, os novos líderes de seu governo. O vereador Vinicius Araújo (MDB), que durante o primeiro ano da gestão de Ferreira foi um opositor ferrenho do governo, passou a ser seu vice-líder do governo.
A mudança ocorreu após o ingresso do MDB no governo, anunciado na semana passada, em que foi oferecido ao partido três secretarias, o cargo de adjunto da Saúde, além de 16 cargos em comissão. Já a liderança ficou a cargo de Mozart dos Santos (PSDB), considerado um dos mais fiéis aliados do prefeito.
Segundo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, os líderes de governo têm a responsabilidade de interpretar o pensamento do Poder Executivo junto à Câmara, cabendo-lhes a preferência no início da discussão dos projetos do Executivo, retirar da Ordem do Dia, antes do início da votação, os projetos do Executivo e exercer outras funções afins.
Outra mudança
No primeiro ano do governo de Ivo Ferreira, a liderança ficou por conta de Marcelo Gouveia (PSB). Após ser derrotado em votação do projeto que previa a redução dos valores pagos nas Requisições de Pequeno Valor (RPV’s), a relação do prefeito e do então líder de governo ficou estremecida, levando ao rompimento da aliança.
O prefeito chegou a dar uma entrevista na época, em que cobrou fidelidade dos parlamentares, alegando que indicados por eles ocupavam cargos na prefeitura. Essa manifestação chegou a motivar, entre outras justificativas, o primeiro pedido de cassação do prefeito, que posteriormente foi rejeitado pelo plenário da Câmara de Vereadores.
Após a saída de Marcelinho, a liderança de governo ficou a cargo de Elemar Bartz Venzke, o Mazinho, do PSDB de Ivo.