Search

Protetora fala sobre ações da Arca

img_14873_foto_1.jpg

O programa Primeira Hora desta quinta-feira (15) entrevistou a vereadora, Ivana de Paula (PSD). A protetora que é uma das fundadoras da organização não-governamental Animais de Rua de Camaquã (Arca), falou sobre o combate aos maus tratos de animais, na cidade e interior do município.

Segundo a protetora, em período de férias o número de abandonos e maus tratos aumentam de forma significativa. Para ela, é necessário que as pessoas quando desejam adotar um animal, precisam analisar se tem condições para isso, além de ter responsabilidade com a vida do animal. “Já que tem um animal, tem que ter os cuidados necessários”, destaca Ivana.

Ivana solicitou que aqueles que percebem uma situação de maus tratos, entrem em contato com Arca e protocole na prefeitura. No entanto, pelo fato da prefeitura possuir apenas dois fiscais para essa função, bem como a ong possuir poucos voluntários que desempenhem os atendimentos, é importante que a pessoa ao perceber o crime, se este não for urgente, cuide do animal até que alguém possa atender o caso. “São dois fiscais para atender uma cidade inteira”, explica a protetora, ressaltando a importância de a comunidade ajudar no combate aos maus tratos.

Ainda durante a entrevista, Ivana falou sobre problemas enfrentados pela entidade. Segundo vereadora, em alguns casos, ela e as voluntárias, chegam a realizar limpeza no pátio, tendo em vista as precárias situações em que os animais muitas vezes se encontram.

A protetora lamentou que em alguns casos, as pessoas cobram providências tendo em vista seu cargo no Legislativo. Para Ivana, a causa animal não é moeda de troca para votos. “Não é uma questão de troca de votos. Se na próxima eleição eu não me eleger, tudo bem, estou aqui para fazer o aqui e agora”, ressalta, explicando que sua intenção é resolver os problemas e legislar para que os animais fiquem bem amparados.

Confira a entrevista na íntegra: