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Pedágios

Após 25 anos, Zona Sul debate o futuro dos pedágios na região

Diretor da ANTT estará em Pelotas para falar sobre o novo contrato do Polo Pelotas
Pagamento com Vale Pedágio será suspenso a partir de 1° de julho. Foto: Divulgação/Ascom Daniel Trzeciak
Pagamento com Vale Pedágio será suspenso a partir de 1° de julho. Foto: Divulgação/Ascom Daniel Trzeciak

Hoje, os gaúchos têm o pedágio mais caro da Zona Sul, com uma tarifa básica ao custo de R$ 15,20. No próximo dia 07, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, estará em Pelotas para falar sobre “O Novo Modelo de Pedágios para a Região”, que há 25 anos está sob a gestão da Ecosul Rodovias.

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Por meio de convite feito pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), o gestor participará da ação “Deputado Convida”, que ocorrerá no próximo dia 07 de dezembro, às 19h, no Auditório do Sicredi.

A ideia é promover o encontro da ANTT com a comunidade da Metade Sul impactada diretamente pelos pedágios. Será uma oportunidade para gestores públicos, lideranças e representantes da sociedade terem informações de como se dará a concessão, o formato, o tempo de duração do contrato, entre outras informações.

O contrato com a Ecosul se encerra no primeiro semestre de 2026 e a licitação que irá definir a próxima empresa do chamado Polo Pelotas está prevista para um ano antes, em 2025.

Entenda o caso

A Zona Sul passou a adotar a terceirização das rodovias em 1998, inicialmente sob responsabilidade do Governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), posteriormente com o Ministério dos Transportes e, após, com a ANTT.

O Polo Rodoviário de Pelotas, está sob administração da Ecosul há 25 anos, possui 457,3 quilômetros de extensão e abrange as rodovias BR-116 (260,5 km entre Camaquã, Pelotas e Jaguarão) e BR-392 (196,8 km entre Rio Grande, Pelotas e Santana da Boa Vista).

Atualmente, os motoristas pagam R$ 15,20 toda vez que cruzam pelos pedágios. Os valores, o mais caro do Rio Grande do Sul, vêm sendo contestados, inclusive com a redução da tarifa após iniciativa do deputado e outras representações políticas em 2020.

Também um parecer do TCU já apontou arrecadação fora dos padrões pela concessionária, confirmada por auditores, o que faria o preço cair cerca de 40%. A decisão, porém, segue à espera de análise.

Em reunião este ano com Trzeciak, Vitale Rodrigues confirmou que o órgão já dá andamento aos estudos para o novo contrato ser licitado em 2025. Paralelamente, o Governo Federal vem anunciando novidades na gestão das rodovias federais concedidas, como o free flow, que descarta as praças físicas de cobrança.

 

Interessados em participar do evento devem confirmar presença até a próxima quinta-feira (30), pelo contato/Whatsapp (53) 99945-9045. O Auditório Do Sicredi está localizado na Avenida Dom Joaquim, 1087, Centro de Pelotas.

Tags: danieltrzciak, pedagios, Pelotas, Rodovias, Zona Sul