O programa Primeira Hora desta terça-feira (27) recebeu o vereador Ronaldo Ulguim – Ronaldinho Renocar, do Progressista, o professor e ex secretário adjunto da Secretaria de Educação de Camaquã, Gelson Gouvêa. O vereador questiona as recentes mudanças realizadas pela Secretaria de Educação em escolas da rede municipal de educação.
Segundo o vereador, a pasta está promovendo “enturmações”, onde alunos de séries iniciais diferentes são colocados em uma sala de aula com um único professor. O método está sendo praticado em seis escolas do interior, onde salas de aulas possuem mais de 20 alunos de turmas diferentes.
Conforme o vereador, a medida foi adotada sem consultar pais, conselhos de educação e Círculo de Pais e Mestres (CPM). “Foi uma atitude isolada do Executivo, sem que fosse ‘trocada uma ideia’ com pais e a comunidade”, revela o Ulguim.
De acordo com Gouvêa, apesar da prática ser admitida pelo Ministério da Educação, prejudica o processo de ensino. Para o profissional, a medida tem como objetivo economizar para possibilitar o pagamento do piso salarial aos professores. “Essa economia não pode ser feita em cima da qualidade da educação”, lamentou o Gouvêa, explicando que a qualidade de ensino pode cair pela metade.
Confira a entrevista na íntegra: