Search
[adsforwp-group id="156022"]

Lugar de mulher é na política

img_15275_foto_1.jpg

A Feira da Beleza, evento promovido pelo  Senac Camaquã que ocorreu entre os dias 8 e 15 deste mês, encerrou ontem a noite com o Talk Show “Mulheres em Evidência” no Teatro do Sesc. Na ocasião, além do lançamento da revista Em Evidência Mulher, que teve edição especial dedicada a política, um grupo de sete mulheres que trabalham nesta área comentaram o tema. A Prefeita Fábia Richter intermediou o bate papo entre Simone Leite, Silvana Covatti, Nádia Gerhard, Dra. Beatriz Peruffo, Malu Holz e Regina Perondi.

Um tema muito pertinente com a realidade que vivemos e que serviu principalmente como inspiração e estímulo para o aumento da participação da mulher na política. Os relatos foram os mais variados, mas todos tinham o mesmo cerne; a participação feminina é necessária e extremamente produtiva.

A  imagem de mulher que fica atrás “de um grande homem” já não é mais obrigação para ninguém. E Simone Leite, primeira mulher a presidir a Federasul, se deu conta disto quando percebeu que poderia trocar seu sonho de ser primeira-dama, por acreditar que só assim poderia mudar o mundo, para se envolver de forma efetiva com a política e aí sim, poder melhorar as questões econômicas.

Silvana Covatti, primeira mulher a presidir a Assembléia Legislativa, também é outro exemplo de quem saiu da sombra de um homem para o protagonismo político. Em sua primeira eleição a imagem do marido Vilson Covatti, ex-deputado, ainda pesava muito, mas aos poucos ela foi conquistando seu espaço próprio.

O tom corajoso e a garra de quem não tem medo de enfrentar os locais mais perigosos apareceram com força nos comentários de Nádia Gerhard, primeira comandante da Brigada Militar, que liderou equipes da Brigada no interior e capital. Seu trabalho, principalmente atuando em casos de agressão à mulher, lhe valeu um convite a concorrer a Assembléia, para ter assim alguém que realmente entende de segurança pública apta a abordar com propriedade as pautas.

Já a Dra. Beatriz Peruffo, presidente da OAB Mulher, com sua maneira articulada e envolvente de falar, disse que é urgente que as mulheres “se coloquem” e não tenham timidez na hora de conquistar seu espaço. A voz da juventude foi representada por Malu Holz, vereadora reeleita de Cristal, que busca mulheres ocupando mais cadeiras no Legislativo e Executivo. No entanto, Regina Perondi, presidente do MDB Mulher, destacou que a participação feminina é válida mesmo nos bastidores políticos e que a contribuição de mulheres é muito importante em vários âmbitos.

Confira as entrevistas na íntegra: