Search
[adsforwp-group id="156022"]

Clarão propõe melhorias na Coleta Seletiva de Camaquã

img_15335_foto_1.jpg

O assessor de gabinete do vice-governador do Estado, Éverton Clarão e o secretário de Meio Ambiente de Camaquã, Rento Zenker, estiveram reunidos no último dia 19, em Camaquã. O encontrou contou com a presença do biólogo Silvano Gross e do coordenador da Coleta Seletiva, Joel Pacheco. Foram tratados diversos assuntos, entre eles, melhorias nos sistema de coleta seletiva, propostas por Clarão.

O assessor de gabinete do vice-governador sugeriu que a prefeitura realizasse uma campanha de aquisição de sacos resistentes para distribuição a população em parceria com as empresas locais. Clarão apresentou também a proposição para a criação de um depósito de lâmpadas fluorescentes, vapor de sódio e de mercúrio queimadas, permitindo sua entrega para destinação final ambientalmente adequada, conforme estabelecido pela Lei 12.305/2010.

Esta atividade esta relacionada com o Programa Municipal de Logística Reversa, cuja responsabilidade de execução é do Departamento de Educação Ambiental e que, no momento, está analisando uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta dos envolvidos (município e empresas) com o Ministério Público. O estabelecimento deste depósito é a última etapa que falta para que a Logística Reversa de Lâmpadas ocorra de modo completo, de forma adequada e sem custos para a população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em Camaquã.

O secretário Renato Zenker solicitou ao assessor que enviasse todos os esforços possíveis para garantir a aprovação de um projeto apresentado pelo Departamento de Educação Ambiental junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), para utilização de recursos oriundos de multas ambientais para a construção de um Centro Regional de Educação e Estudos Ambientais no município. Clarão recebeu uma cópia da proposta e garantiu que irá se reunir com os técnicos da secretaria estadual para tentar viabilizar a proposta.