Search
[adsforwp-group id="156022"]

Evolução do PIB das regiões gaúchas é tema da Carta de Conjuntura

img_1535_foto_1.jpg

A participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul mantém-se, nos últimos dez anos, liderada pela Região Metropolitana de Porto Alegre. O dado é um dos resultados do artigo de capa da Carta de Conjuntura do mês de novembro, apresentada nesta terça-feira (06), pela Fundação de Economia e Estatística – FEE. 

O texto, assinado pelos economistas Carolina Agranonik e Vinicius Fantinel , analisa a série do PIB gaúcho de 1999 a 2009, concluindo que não houve mudança estrutural na economia gaúcha no período. A participação no PIB do RS mantém-se liderada pela Região Metropolitana, seguida do Noroeste, Nordeste, Centro Oriental, Sudoeste, Sudeste e Centro-Ocidental. 

Também não se verificaram mudanças significativas quanto à participação dos 20 maiores municípios do PIB do RS. Em 1999, onze dos maiores PIBs pertenciam à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e concentravam 39,62% das riquezas geradas no RS, passando para 38,43% em 2009. Já as mesorregiões Nordeste, Sudeste e Noroeste possuíam, cada uma, dois municípios entre os 20 de maior PIB. 

Além destes dados, a Carta de Conjuntura publica outros quatro artigos: “Rio Grande do Sul: trocas migratórias interestaduais entre 2005 e 2010”; “Os desafios da Metade Oeste”; “Desigualdades raciais e transferência de renda no Rio Grande do Sul”; e “Os esforços governamentais para a redução da pobreza”. O último artigo da Carta, assinado pelo economista Ely José de Mattos, apresenta dados ressaltando a revisão das políticas públicas, com aumento de 13,4% da renda dos gaúchos nos últimos 10 anos, segundo a Pesquisa Nacional pela Amostra de Domicílios (PNAD). 

O economista acrescentou, ainda, o crescimento do salário mínimo de 55,9%, a redução da pobreza extrema pela metade e maior acesso à educação no RS, no mesmo período. A Carta de Conjuntura é uma publicação mensal elaborada pela FEE, que tem por objetivo analisar as questões mais importantes da conjuntura econômica nacional e regional.