Search
[adsforwp-group id="156022"]
Bombeiros

Prefeitura de Camaquã recebe certificado “Amigo do Bombeiro”

Município, junto a empresas parceiras, receberam a honraria nesta semana
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM), através do 5⁰ Pelotão de Bombeiros Militares de Camaquã, fez a entrega de certificados “Amigo do Bombeiro”. A certificação ocorreu durante a semana comemorativa ao nascimento de Dom Pedro ll, Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!  

A Prefeitura Municipal de Camaquã, além das empresas Afubra, Camil Alimentos e Thb Móveis, foram agraciadas pelos militares com o agradecimento pelo apoio em 2023.

O Corpo de Bombeiros atende através do contato 193, em Camaquã, o quartel está localizado na Rua Waldemar Guthel, 375. O telefone da unidade é (51) 3671-3573.

Foto: Divulgação

Dom Pedro II

Foi no ano de 1856 que o Imperador Dom Pedro II organizou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Para tal reuniu sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam para o serviço de extinção de fogo nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção. A criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte consta do Decreto Imperial n° 1775, de 02 de julho de 1856.

Somente em 15 de julho de 1880, pelo Decreto n.º 7666, foram concedidas aos oficiais da Corporação graduações militares, com o uso das respectivas insígnias. Ao Diretor-Geral foi conferida a patente de Tenente-Coronel, ao ajudante a de major, aos comandantes de seções a de capitão e aos instrutores a de tenente.

Até a promulgação do referido decreto, apesar de militarmente organizado e aquartelado, o Corpo de Bombeiros não era considerado como unidade militar. Seus oficiais não podiam usar insígnias nem mesmo no quartel. E quando concorriam em serviço com outras autoridades militares eram tidos como simples soldados. É somente a partir da publicação deste decreto que começa a verdadeira organização militar da Corporação, confirmada posteriormente no regulamento de 1881.