O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu na noite desta quarta-feira (13), um alerta laranja para perigo devido à onda de calor extremo que atingirá o Rio Grande do Sul e grande parte do território brasileiro. Nos próximos dias, o aumento das temperaturas pode provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Conforme a Metsul Meteorologia a pior fase deste calor deve ocorrer de quinta-feira (14) em diante, mas, especialmente, a partir da sexta-feira (15). O final de semana deve ser de calor extremo no Rio Grande do Sul com máximas que podem ficar entre 40ºC e 43ºC em algumas cidades.
Este cenário irá se manter até o próximo domingo (17), com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) declara uma situação de perigo devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.
A intensidade do calor está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos. Até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a onda de calor que atuou entre os dias 8 e 19.