Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nível da barragem dobra após chuvas da última semana

img_15487_foto_1.jpg

Durante o período de estiagem que atingiu a região desde o final do ano passado, a Barragem do Arroio Duro atingiu um dos seus menores níveis de acumulação, chegando a 15%. As chuvas dos últimos dias colaboraram para recuperar o volume da barragem, dobrando o nível, atingindo 30% de acumulação, diminuir os efeitos causados pela seca.

Conforme o engenheiro agrônomo da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), Everton Fonseca, em cinco dias o nível da barragem do Arroio Duro subiu 2,10m, atingindo 46,84m. Fonseca explicou o que favoreceu para que o nível dobrasse: “O grande volume de chuva em curto espaço de tempo, favorece o escoamento superficial da água. Além disso, a gente fechou o túnel, suspendemos a saída de água”, detalha.

Ainda de acordo com o engenheiro, do dia 31 de março a 04 de abril, choveu cerca de 160mm na região de captação de água da barragem, que recebe água dos arroios Duro, Galdino, Mangueira e do Rato. A acumulação atual da barragem do Arroio Duro seria capaz de abastecer Camaquã por mais de 3300 dias.