Search
[adsforwp-group id="156022"]

Tarso encaminha procedimentos para cooperação com governo francês

img_1557_foto_1.jpg

O governador Tarso Genro reuniu-se, nesta quinta-feira (08), com a ministra do Ensino Superior e Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, para estabelecer os termos do memorando de entendimento sobre a cooperação técnica e científica, protocolo de cooperação e programa de trabalho comum entre o Rio Grande do Sul e a França. O encontro ocorreu na sede do ministério, em Paris, e contou com a presença do secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, e do presidente da da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester.

Entre as áreas a serem priorizadas na cooperação, estão biocombustíveis, semicondutores, energia eólica, saúde avançada e medicamentos, indústria da criatividade, equipamentos para indústria de petróleo e gás, além de eletroeletrônica e automação. O regime de parceria com o governo francês está baseado nos marcos do Acordo de Cooperação existente entre Brasil e França desde 1915 e renovado em 1967. 

A ministra Geneviève Floraso adiantou que há muita disposição em realizar acordos nessas áreas porque são de interesse da França e convergem com os projetos do Ministério coordenado por ela. 

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, enviará em 30 dias a proposta de um programa de trabalho a ser realizado entre o ministério e a secretaria. A proposta deverá prever vinculação dos parques tecnológicos do Estado com empresas francesas que se dispuseram a investir em inovação. 

O governador detalhou os incentivos disponíveis no Rio Grande do Sul para empreendimentos que agreguem inovação e façam transferência de tecnologia de forma integrada com as bases produtivas do RS. O tema havia sido tratado também na terça-feira (06), quando Tarso foi recebido pelo presidente francês François Hollande, no Palácio presidencial. 

“Considero que a recepção do presidente e da ministra é excepcional. O povo gaúcho foi homenageado com esta acolhida, mérito da população do Estado no seu conjunto, dos seus trabalhadores, da base produtiva e dos parques tecnológicos que credenciam o governo para falar diretamente com o presidente e a ministra”, observou Tarso Genro. 

No final da manhã, a comitiva foi recebida pela direção da empresa Alstom, que tem empreendimentos de ponta instalados em Canoas, encerrando as atividades da missão gaúcha. Ao final da tarde, o governador tem ainda um encontro com Jean-Luc Melènchon, que concorreu este ano à presidência pelo Partido Comunista Francês.