Search
Segurança

Rio Grande do Sul registra o menor número de assassinatos dos últimos sete anos

Houve queda nos homicídios, latrocínios e feminicídios

Segundo os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), esta é a primeira vez desde o início de uma série histórica que o Estado encerra o ano com menos de 2 mil vítimas dos chamados crimes violentos letais intencionais — foram 1.981. Nos feminicídios, a redução foi de 21,6% em comparação a 2022. Foram 87 casos de mortes de mulheres em contexto de gênero, enquanto no ano anterior foram 111.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

Já os latrocínios, o qual são os roubos com morte, tiveram redução de 24,5% no último ano. Em 2023, foi registrado o menor número de latrocínios no Estado desde 2010, com 40 casos. Quando isolado somente o mês de dezembro, a queda foi de 80% — de cinco em 2022 para um caso de latrocínio no Estado em dezembro de 2023.

 

O roubo a veículos também atingiu o menor número da série histórica, e teve queda de 18,3% na comparação com o ano de 2022. Os roubos a pedestres tiveram queda de 14,4. A Secretaria da Segurança atribuiu os resultados positivos à integração das policias e da área como um todo.

 

Há uma pressão de várias categorias para o aumento salarial. No entanto, o governador condiciona elevação dos vencimentos após ganho de arrecadação com os efeitos dos decretos publicados .

Em entrevista coletiva, o secretário do sistema penal e socioeducativo, Luiz Henrique Viana, afirma que o cronograma para instalação de bloqueadores de celulares deve ocorrer em janeiro conforme havia antecipado a acústica FM em reportagem ainda em dezembro.  vamos ouvir

Tags: riograndedosul, SEGURANÇA