Search
[adsforwp-group id="156022"]
Agro

Prorrogadas as inscrições para Encontro Nacional de Hortaliças em São Lourenço do Sul

HortPanc ganha novas perspectivas de aprendizado
Conab compra alimentos da agricultura familiar gaúcha
Conab compra alimentos da agricultura familiar gaúcha. Foto: Pixabay

O prazo de inscrições com valores reduzidos para o 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPanc), que acontece de 23 a 25 de abril de 2024 em São Lourenço do Sul (RS), foi estendido até o dia nove de fevereiro. Com relação à submissão de trabalhos que serão apresentados, o prazo vai até 29 de fevereiro. Saber mais em https://hortpanc.com.br/.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A cada edição, o HortPanc ganha novas perspectivas de aprendizado com base nas experiências que vêm sendo vivenciadas pelos setores envolvidos na produção desses alimentos que, pouco a pouco, conquistam mais espaços no campo e na dieta dos brasileiros. Nesse aspecto, o município gaúcho é um bom exemplo, tendo em vista o movimento coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com destaque para o projeto Pancpop, envolvendo ações relacionadas ao reconhecimento do valor nutricional dessas plantas.

De acordo com o pesquisador Nuno Madeira, que coordena os trabalhos   com as Panc na Embrapa Hortaliças, o movimento Pancpop e o Pancultura são iniciativas que partem do âmbito da Universidade, congregando representantes da sociedade civil.

“Esses movimentos dialogam e atuam na promoção das Panc, com ações junto a produtores, estudantes, restaurantes e consumidores, em especial na feira municipal, que funciona como espaço didático e de vivência em torno dessas plantas, interiorizando o diálogo em torno da popularização das Panc, normalmente mais pujante nos grandes centros urbanos”, explica Madeira.

Segundo a professora Jaqueline Durigon, que coordena o projeto Pancpop/Pancultura, a realização do HortPanc em São Lourenço do Sul é resultado do engajamento da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – por meio do projeto – na promoção da sociobiodiversidade alimentícia, com foco nas Panc no manejo agroecológico.

Nesse contexto, a professora destaca o papel do evento no fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Furg no âmbito das questões agrárias e ambientais”, observa Durigon, para quem “a construção conjunta do HortPanc propiciou a oportunidade para a implementação de uma área experimental de cultivo de Panc, com cerca de 70 espécies, e que será visitada no Dia de Campo que acontece durante o evento”.

Com relação ao movimento, uma descrição completa do Pancpop/Pancultura, assim como o trabalho desenvolvido pelos seus coordenadores, pode ser acessada neste link.

Regionalismo

Promovido em diferentes regiões do País, “ligando quem produz a quem prepara”, o evento tem como proposta reunir profissionais ligados ao tema em nível nacional, sem ignorar as peculiaridades culturais em nível regional/estadual em relação também aos hábitos alimentares. Para exemplificar, Madeira aponta espécies tradicionais no Sudeste, como inhame, mandioquinha-salsa, taioba, bertalha, ora-pro-nóbis; no Nordeste, buriti, licuri, cuxá; no Sul são apreciados pinhão, erva-mate, butiá, araçá, goiaba-serrana, azedinha, radiche, almeirões, gila, etc.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF).

Fonte: Embrapa

Tags: Agro, Região, São Lourenço do Sul