Neste final de semana o Rio Grande do Sul experimentou um domingo (04) de temperaturas muito altas com calor excessivo. Foi combo de calorão, abafamento, chuva e temporais isolados. Várias cidades anotaram máximas nas casas de 35ºC e 36ºC, como Encruzilhada do Sul, Santa Maria, São Gabriel, São Vicente do Sul e Santiago.
Em Porto Alegre, no Sul da cidade, a temperatura máxima foi de 33,9ºC em Belém Novo. No Aeroporto, a máxima chegou a 34ºC. Conforme a MetSul Meteorologia, o Estado está sob efeito de uma grande massa de ar quente que cobre a Argentina com um domo de calor no país vizinho.
O efeito climático faz com que a temperatura supere os 40ºC dia após dia. A Argentina completa mais de dez dias seguidos com marcas acima de 40ºC. Com isso, a segunda metade desta semana e o período inicial do Carnaval devem ter dias de calor muito intenso e em algumas localidades extremo.
Várias regiões gaúchas terão marcas perto ou acima dos 40ºC, inclusive Porto Alegre e a região metropolitana. Os dias mais quentes tendem a ser a sexta-feira e o sábado, quando as máximas próximas ou acima de 40ºC devem ser observadas em grande número de municípios.