Search
[adsforwp-group id="156022"]
Dia da mulher

“Eu sou apaixonada por saúde pública”, ressalta a ginecologista Sandra Nunes

Em entrevista, a ginecologista falou sobre a importância da prevenção na saúde da mulher
“Eu sou apaixonada por saúde pública”, ressalta a ginecologista Sandra Nunes
“Eu sou apaixonada por saúde pública”, ressalta a ginecologista Sandra Nunes. Foto: Diego Costa | Acústica FM

A ginecologista Sandra Nunes, reconhecida na atuação da saúde feminina, destacou seu amor pela saúde pública durante entrevista no programa Primeira Hora da Rádio Acústica FM, na manhã desta sexta-feira (08). Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a emissora reuniu personalidades femininas para falar sobre temas que impactam o dia a dia da mulher.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O mês da mulher também é composto por ações que têm como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de colo de útero, um problema de saúde pública, responsável por ser a quarta causa de morte entre as mulheres brasileiras, além de também ser o terceiro tipo de câncer mais comum na população feminina.

Sobre o tema, a médica destacou que a prevenção é muito importante para a detecção de possíveis casos precocemente, e ainda ressalta. “Muitas pacientes não dão valor para o poder da prevenção, prevenção nem sempre precisa de um exame”, em algumas vezes, apenas mudança de estilo de vida. O exame Papa Nicolau é indicado para mulheres a partir de 25 anos.

“Eu sou apaixonada por saúde pública”, ressalta a ginecologista Sandra Nunes
“Eu sou apaixonada por saúde pública”, ressalta a ginecologista Sandra Nunes. Foto: Diego Costa | Acústica FM

Questionada sobre a melhor idade para começar a frequentar o médico ginecologista. Sandra destaca que na fase da puberdade meninas precisam ir no especialista, para que seja iniciado uma série de conversas com orientações para a saúde da menina. A médica conclui dizendo que é preciso “perder o foco que ginecologista é só anticoncepcional, vida sexual e gravidez”.

No Sistema Único de Saúde (SUS) está disponível para meninas de 09 a 14 anos a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), a doença é uma infecção sexualmente transmissível (DST) caracterizada por ser a mais comum entre a população e o segundo câncer feminino que mais mata mulheres.

Ainda sobre o SUS, a doutora Sandra foi questionada por ainda atuar na saúde pública do município de Camaquã. Ela ressalta, “eu sou apaixonada por saúde pública”. É preciso fazer o melhor, da melhor forma possível, com as condições disponíveis no local. E conclui, “essa experiência para mim é bagagem”.

A ginecologista, Dra. Sandra Lara, atende toda quinta-feira na Unidade Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã, localizada na rua Bernardo Vieira Dias, 485, no Bairro Olaria. As mulheres interessadas devem fazer o agendamento diretamente na unidade.

Confira a entrevista sobre saúde pública com a ginecologista Sandra Nunes:

Tags: Dia da mulher, Saúde, saúde da mulher