Search
[adsforwp-group id="156022"]
Cultura

Hoje na História: Dia da Mentira

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

1700 – No dia 1o de abril de 1700, ingleses brincalhões começaram a popularizar a tradição anual do Dia da Mentira, pregando peças uns nos outros. Apesar de o dia, chamado de “April Fool’s Day” em inglês, ser celebrado por séculos em diferentes culturas, suas origens exatas permanecem um mistério.

O Dia da Mentira se espalhou pela Grã Bretanha no século XVIII. Na Escócia, a tradição se tornou um evento de dois dias, começando com o “hunting the gowk”, no qual as pessoas eram enviadas em falsas missões (“gowk” é uma palavra regional para o pássaro cuco, um símbolo da pessoa estúpida), e seguido pelo “Tailie Day”, que incluía brincadeiras com os bumbuns alheios, como colocar rabos falsos ou avisos de “me chute”.

Nos tempos modernos, as pessoas têm feito grandes esforços para elaborar os trotes do Dia da Mentira. Jornais, estações de rádio, canais de TV e sites na web têm participado da tradição do 1º de abril, noticiando fatos ficcionais e escandalosos e enganando sua audiência.

1808 — No Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João Maria de Bragança (futuro rei D. João VI de Portugal) expede decreto que “revoga o Alvará de 5 de janeiro de 1785”, o qual extinguira todas as fábricas e manufaturas de ouro, prata, seda, algodão, linho e lã existentes no Estado do Brasil. Promovendo o livre comércio, mantendo a liberdade também para a indústria.

1933 — Os recentemente eleitos nazistas, sob a liderança de Julius Streicher, organizam um boicote de um dia a todas as empresas de propriedade de judeus na Alemanha, dando início a uma série de atos antissemitas.

1976 — Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

2004 — Google anuncia o Gmail para o público.

2017 — Deslizamento de terra em Mocoa, Colômbia, causa a morte de mais de 250 pessoas.

2021 — O ator João Acaiabe morreu em 1º de abril de 2021, em São Paulo, aos 76 anos. Ele estava internado devido à COVID-19. O artista se popularizou ao atuar nos programas infantis Chiquititas e Sítio do Picapau Amarelo.

Que dia é hoje?

  • Dia da Mentira ou das Mentiras
  • Dia Internacional da Diversão no Trabalho

Aniversariantes Hoje na História:

Susan Boyle – 63 anos – Susan Margaret Boyle é uma cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa de calouros britânico, Britain’s Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. A audição de Susan para o programa, cantando a canção “I dreamed a dream” do musical Les Miserables em 11 de abril de 2009, foi um sucesso na Internet, e divulgou sua imagem rapidamente. Susan acabou o programa em segundo lugar, atrás do grupo de dança Diversity.

Vítor Belfort – 47 anos – Vitor Vieira Belfort é um lutador de artes marciais mistas (MMA) brasileiro, especialista em boxe e que, no momento, pratica caratê shotokan. Belfort é ex-campeão do torneio peso-pesado e ex-campeão do peso-meio-pesado do UFC e possui em seu cartel vitórias sobre nomes importantes do MMA mundial.

Jimmy Cliff – 79 anos – James Chambers é um músico jamaicano de reggae e ska. É o menos compreendido de todos os grandes mestres do reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens rastas, porém é respeitado por ser o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo. A sua religião lhes causou muitos problemas na Jamaica com os rastas. Num incidente estranho, em um grande show, rastas radicais, indignados com sua dedicação ao islamismo, chegaram a cuspir em sua cara. Este foi um dos motivos que o fez mudar-se para a Inglaterra.

Ana Maria Braga – 75 anos – Ana Maria Braga Maffeis é uma jornalista, bióloga, atriz, apresentadora e cantora brasileira. Antes de se tornar conhecida em todo Brasil, no programa “Note e Anote”, da Rede Record, e depois no “Mais você”, da TV Globo, Ana Maria já havia trilhado uma carreira de sucesso no jornalismo. Trabalhou nas principais revistas do país e foi apresentadora da extinta Rede Tupi.

Tags: hoje na historia