Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

A combinação ideal de vacinas para garantir melhor resposta imunológica neste inverno

As vacinas Pneumocócica 15 e da gripe/Tetravalente podem ser aplicadas juntas para garantir maior proteção
A combinação ideal de vacinas para garantir melhor resposta imunológica neste inverno
A combinação ideal de vacinas para garantir melhor resposta imunológica neste inverno. Foto: Divulgação | São João

As vacinas estimulam o organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. A imunização, instrumento de proteção individual e coletiva, previne contra doenças, incapacidade e morte por doenças evitáveis. No Brasil, para frear a disseminação do vírus da gripe, a estratégia de vacinação foi antecipada neste ano. O alerta ocorreu após o aumento nas internações por essa causa, com quase oito vezes mais casos que no mesmo período do ano passado, conforme a Secretaria Estadual da Saúde do RS.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Outra alternativa para enfrentar o avanço da doença e aumentar a resposta imunológica, como forma de garantir uma maior proteção para o inverno, é a combinação da vacina da gripe (Tetravalente) com a vacina pneumocócica 15 (Vaxneuvance).

“O vírus da gripe e a bactéria que causa a pneumonia são comuns e se instalam facilmente no organismo com imunidade baixa. Os dois agentes causadores das doenças andam juntos, porém a vacina da gripe não protege contra a pneumonia. Portanto, para garantir uma maior proteção é indicada a aplicação das duas vacinas”, explica a gerente de Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Nicole Fernandes.

Mesmo sendo vacinas distintas, a da gripe Tetravalente e a pneumocócica 15 podem ser aplicadas no mesmo dia. Disponível na Rede de Farmácias São João para todas as idades, a vacina da gripe

Tetravalente protege contra quatro subtipos de influenza: H1N1, H3N2, B/Victoria e B/Yamagata. É a versão mais completa para proteção contra a gripe, oferecida apenas na rede privada, produzida a partir das cepas atualizadas do vírus da influenza.

Já a vacina pneumocócica 15, também oferecida na Rede, é composta de 15 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo). A imunização previne grande parte dos casos de pneumonia, meningite e otite média aguda (que acomete o ouvido) causadas pelo pneumococo. Além disso, promove os níveis mais elevados de anticorpos, especialmente contra o sorotipo 3, causador de pneumonia necrotizante. Fernandes salienta que uma vez aplicada a vacina pneumocócica 15, não é necessário repetir todos os anos, pois o esquema vacinal para crianças a partir de 2 anos, adolescentes, adultos e idosos é de dose única.

“As vacinas interagem com o sistema imunológico e produzem uma resposta imunitária similar àquela gerada por infecções naturais, mas sem causar a doença e sem provocar as possíveis complicações da enfermidade. Ao tomar as vacinas, a resposta imunológica pode levar algumas semanas, por isso é indicado a aplicação antes dos meses mais frios do ano”, afirma Fernandes.

A combinação ideal de vacinas para garantir melhor resposta imunológica neste inverno
A combinação ideal de vacinas para garantir melhor resposta imunológica neste inverno. Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Esquema de vacinas da pneumocócica 15 (Vaxneuvance)

* Na rotina, o esquema deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses;

* Para crianças a partir de 2 anos, adolescentes, adultos e idosos nunca vacinados: dose única de pneumocócica 15;

* Crianças abaixo de 2 anos que não completaram o esquema vacinal: procure um de nossos farmacêuticos.

Salas de vacinas na São João

Consolidada como ator de relevante contribuição na atenção primária em saúde da população, as filiais da São João oferecem vacinas para pessoas de todas as idades. Aplicadas por farmacêuticos capacitados para a atividade, em espaços com certificação junto à Vigilância Sanitária, as vacinas da rede particular previnem contra uma gama maior de sorotipos de bactérias e vírus que as vacinas da rede pública não englobam. Atualmente, existem mais de 30 doenças graves, que podem levar ao óbito, e que são evitáveis com as vacinas.

Uma das condições, junto aos órgãos reguladores, para funcionamento das salas de vacinas da São João é com relação à estrutura adequada e equipamentos necessários. Outra exigência, os registros e notificações das aplicações de vacinas devem constar no sistema definido pelo Ministério da Saúde, além da comprovação da origem das vacinas utilizadas, investigação de incidentes ou falhas e notificação da ocorrência no sistema da Anvisa.

Serviço de vacinas

O que? Combo com duas vacinas – Vaxneuvance (MSD) e gripe Tetravalente (Sanofi);

Quanto? Combo a R$ 329,90, podendo ser parcelado em 6 vezes;

Onde? Nas 110 filiais da São João com o serviço de vacinação;

Proteção? 15 sorotipos do pneumococo, causador de pneumonias, meningite e otite aguda e 4 cepas do vírus influenza.

Sobre a São João

A Rede de Farmácias São João é a maior empresa do segmento no Sul do Brasil e também a 4ª maior rede varejista de medicamentos do país, conforme ranking da Abrafarma, presente em mais de 300 cidades do RS, SC e PR, com dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS), e mais de 1100 lojas.

Comprometida com as melhores práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira, a São João também preza pelo respeito à diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.

Tags: Gripe, Saúde, vacinas