Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

Dengue: Rio Grande do Sul chega a 60 mortes neste ano

Número supera todos os casos fatais da doença no Estado em 2023
Casos de dengue - Aedes
Foto: Divulgação

O número de mortes por dengue no Rio Grande do Sul subiu para 60 com a inclusão de mais três vítimas, segundo dados da Secretaria da Saúde. Este número representa um aumento de 11% em relação a todo o ano de 2023, quando 54 gaúchos faleceram em decorrência da doença.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Os novos óbitos foram registrados em Cruz Alta, Tenente Portela e Crissiumal e envolvem pacientes idosos e com doenças pré-existentes. Até o momento, 30 das 497 cidades gaúchas registraram ao menos uma morte pela doença.

A maioria dos óbitos por dengue no estado ocorre em pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades, como doenças crônicas. Esses grupos populacionais são considerados de maior risco para a doença.

Em termos de casos confirmados, o Rio Grande do Sul já registra quase 49 mil notificações em 2024, dos quais cerca de 41,5 mil são autóctones (contraídos dentro do estado). Outros 21 mil casos suspeitos estão sendo investigados.

A Secretaria da Saúde alerta para a importância das medidas de prevenção contra a dengue, como:

  • Eliminar a água parada de qualquer recipiente
  • Manter calhas e lajes limpas
  • Usar repelente
  • Usar roupas que protejam o corpo

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. É importante ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico caso apresente febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.

Tags: dengue, Rio Grande do Sul, Saúde