O Programa Primeira Hora recebeu nesta quinta-feira (11), a professora Suzana Alencastro. Voluntária no Presídio Estadual de Camaquã, pertencente a 5ª Delegacia Penitenciária Regional, a docente assume a presidência do Conselho Comunitário Penitenciário. Em entrevista ao comunicador Fabio Renner, a gestora fala da atuação da entidade no setor penal e as responsabilidades que lhes correspondem.
Conforme Suzana, a partir desta gestão o conselho está sendo reativado na região. Sua relação com o setor penal, iniciou há mais de um ano nesta unidade, onde leciona para as pessoas privadas de liberdade (PPLs):
“O PPL enxerga o professor com um grande respeito. Quando comecei a trabalhar lá vi que faltava a presença da igreja católica, com isto resgatamos a pastoral carcerária. Em contato com pessoas de outras regiões foi externado a necessidade da presença do Conselho Comunitário Penitenciário”, diz a voluntária.
O conselho é uma entidade sem fins lucrativos e atua com a função fiscalizadora na unidade penal, mantendo uma relação de monitoramento na rotina dos PPLs. Mas os integrantes da entidade não podem intervir na administração estadual do presídio.
A professora destaca que a partir desta quinta-feira (11), atua de forma interina como presidente do Conselho Comunitário Penitenciário. Ela destaca que a comunidade pode contribuir nas ações do órgão com contribuições de produtos de higiene que serão destinados aos PPLs e afirma que dentre os projetos de sua gestão está a busca pela implantação de trabalhos voltados para obras de ressocialização.
Confira a entrevista com a presidente Suzana Alencastro
Conselho Comunitário Penitenciário do RS
- Presidente: Nilton Ribeiro de Caldas
- Endereço: Travessa Tuyuty, n°10 (na esquina com a rua André da Rocha), em Porto Alegre.
- Contato: (51) 3288-7399
Presídio Estadual de Camaquã – 2024
- Administrador: THIAGO VIEIRA DA CUNHA PEREIRA
- Endereço: Av. Sete de Setembro, nº.1224, Centro
- CEP: 96780-094
- Telefone: (51) 3671-4426 – (53) 3671-6808 – (53) 3272-1133
- E-mail: [email protected]
- Capacidade de Engenharia: 150
- População Carcerária: 410 presos – Março 2024
ANEXO PE CAMAQUÃ
- Capacidade de Engenharia: 96
- População Carcerária: 7 presos – Março 2024