Os camaquenses se reuniram nesta segunda-feira na Praça Zeca Netto para prestar sua homenagem à Bandeira Nacional.
O dia 19 de novembro é o único dia do ano no qual o hasteamento ocorre às 12h.
Este ano o hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado pelo Major Daniel Netto Soares, representante do 30º Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia conduzida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação contou com a presença do prefeito Ernesto Molon, do presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, da secretária municipal da Educação, Marisa Chaves de Albuquerque, além de educadores, entidades, e comunidade em geral.
O Dia Nacional da Bandeira é comemorado na data em que foi adotada, conforme Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889, com modificação feita pela lei 5.443 de 28 de maio de 1968. Neste dia, as escolas, entidades e associações que trouxeram bandeiras para serem incineradas, realizaram a entrega das mesmas ao Major Daniel Netto Soares, representante do 30º Batalhão da Polícia Militar, o qual irá encaminhá-las a cidade de Pelotas para Cerimônia de Incineração.
Na ocasião, a supervisora da Secretaria de Educação, Cristiane Lopes, fez a leitura do histórico da bandeira nacional. A seguir, o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, Luiz Fernando Azambuja, em seu discurso, citou cação e da cultura para o futuro do país, dando como exemplo o trabalho de Olavo Bilac responsável pela criação da Liga de Defesa Nacional e da letra do Hino à Bandeira. “Ele era uma pessoa preparada, não vemos esse interesse pela educação e pela cultura, hoje, em nossos jovens. Precisamos conscientizar nossa população que é necessário dar mais ao nosso país e não apenas reclamar do que ele não nos dá”, pediu ele.