Search
SEGURANÇA

Ressocialização e trabalho: diretor do Presídio de Camaquã fala sobre ações do sistema prisional

Administrador destaca projetos da unidade e busca parcerias para pavilhão de trabalho
Ressocialização e trabalho: diretor do Presídio de Camaquã fala sobre ações do sistema prisional
Foto: Diego Costa/Acústica FM

O Programa Primeira Hora recebeu na manhã desta sexta-feira (19), o diretor do Presídio Estadual de Camaquã, Thiago Vieira e a agente penitenciária Caroline Tavares. Ressocialização, convênios e trabalho no sistema prisional foram pautas na banca da Rádio Acústica FM.

O administrador da unidade pertencente a 5ª Delegacia Penitenciária (DPR), fala sobre o papel da Polícia Penal no Estado, pontuando a função de reeducação de pessoas privadas de liberdade (PPL):

“A pena em si não é punitiva totalmente, ela é reeducativa. O trabalho da Polícia Penal é transformar o cidadão privado de liberdade e devolvê-lo ressocializado”, diz Vieira.

Com uma rotina rigorosa, os agentes cumprem atividades como a liberação de pátio e revista de celas. Os PPLs executam atividades em áreas de alimentação, limpeza, assim como participam de atividades educativas, voltadas para a remissão da pena.

Questionado sobre o ingresso de internos em programas educativos ofertados na unidade:

“Hoje temos uma turma descentralizada do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) e fiz um projeto para a construção de três salas de aulas e a construção de um colégio interno com vagas para ensino fundamental e médio” destaca o diretor.

Trabalho no sistema prisional

O diretor destaca que o Estado cria presídios modelos, com pavilhões de trabalho inseridos nas unidades penitenciárias, citando como exemplo as cidades de Canoas, Lajeado e Santa Maria. Ele destaca que o presídio de Camaquã está aberto a parceria com empresas locais para implantar um pavilhão de trabalho.

Confira a entrevista com o diretor do Presídio Estadual de Camaquã, Thiago Vieira

Tags: Presídio de Camaquã, Susepe