Search
[adsforwp-group id="156022"]
Temporais

Radar meteorológico contratado pelo Estado vai abranger municípios da Costa Doce 

Equipamento será instalado no Morro São João em Montenegro, e deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano
Imagem: Defesa Civil-RS
Imagem: Defesa Civil-RS

O governo do estado definiu o local de instalação do radar meteorológico pela empresa contratada para a prestação do serviço de monitoramento à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O equipamento vai funcionar no Morro São João, bairro Bela Vista, em Montenegro, e vai ter uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação, incluindo parte dos Vales. A tecnologia vai abranger vários municípios da Costa Doce, entre eles; Camaquã. 

A empresa Climatempo, que assinou o contrato e vai entregar o serviço, realizou estudos técnicos demandados pelo fabricante do radar nos locais potenciais de instalação tendo como alvo central a região metropolitana de Porto Alegre, com maior concentração populacional e que ainda não era coberta por esse tipo de serviço. 

Foram analisados nas inspeções uma série de critérios como, por exemplo, a operacionalidade do equipamento, o acesso ao local, infraestrutura de energia elétrica e comunicação (internet), segurança e estrutura da fundação da torre de 40m de altura preexistente, tendo sido encontradas no Morro São João as condições mais favoráveis do que em outros locais analisados. 

Segundo a Defesa Civil, alguns ajustes são necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente no local, tendo em vista que já foram definidos os serviços a serem executados pela empresa. Após essa etapa, o equipamento do radar propriamente dito vai ser fixado e feitas as ligações elétricas e lógicas para testes de operação.

Os componentes do radar estão em fase final de testes de performance na sede do fabricante, e o próximo passo é a preparação e despacho para o Brasil. A expectativa é de que o prazo para a execução dos ajustes e a entrega do serviço obedeça aos prazos estabelecidos em contrato, com início da operação prevista para o segundo semestre de 2024.

Em dezembro, a Climatempo assinou contrato com o governo do Estado para realizar monitoramento e acompanhamento de eventos climáticos. A empresa também precisa emitir alertas meteorológicos, com previsão em tempo real de curto e de curtíssimos prazos para o Rio Grande do Sul.

O objetivo com essa contratação é ampliar a capacidade de preparação e resposta a eventos meteorológicos adversos. A partir do monitoramento, alertas antecipados devem ser enviados, com foco especial nos riscos hidrológicos e meteorológicos.

Os radares têm capacidade de estimar quantitativamente a precipitação para as próximas horas. Também possibilita a estimativa do tempo de chegada de tempestades, permitindo a emissão de alertas para a população e órgãos responsáveis.

A contratação tem prazo de cinco anos. Pelo serviço, a empresa vai receber até R$ 25,93 milhões neste período. Nesse valor estão contemplados o estudo técnico para definição do local de instalação, infraestrutura para colocação do equipamento e operação do radar, além do serviço de monitoramento.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com informações de monitoramento meteorológico realizado por três radares da Aeronáutica, destinados ao auxílio no tráfego aéreo, instalados em Canguçu e Santiago, e um no Morro da Igreja, no município de Urubici, em Santa Catarina.