Search
[adsforwp-group id="156022"]
Chuvas no RS

Prefeitura de Chuvisca cancela Festa do Fumo após decreto estadual de calamidade pública

Anuncio foi feito pelo prefeito Joel Subda ao vivo na Rádio Acústica FM na manhã desta quinta-feira (02)
Prefeitura de Chuvisca cancela Festa do Fumo após decreto estadual de calamidade pública
Foto: Diego Costa/Acústica FM

A prefeitura de Chuvisca cancelou a 38ª edição da Festa do Fumo e 15ª Agrifest, que ocorreria neste final de semana no município. O anúncio foi feito ao vivo durante o programa Primeira Hora, da Rádio Acústica FM, na manhã desta quinta-feira (02).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Conforme o gestor municipal, o motivo do cancelamento do evento se deve em razão do decreto estadual de calamidade publicado, publicado pelo Governador Eduardo Leite na noite desta quarta-feira (01):

“Tivemos o cancelamento das aulas, pontes caídas e ao que está acontecendo em nosso estado, hoje pela manhã conversei com a organização e comunicar a decisão em conjunto com todos, do cancelamento que seria neste final de semana”, destaca o prefeito.

O prefeito destacou ainda que o evento estava praticamente pronto, até com expositores, já instalados, mas de que o agravamento da crise no Rio Grande do Sul motivou a decisão:

“Não é uma decisão fácil, a gente sabe que é uma festa histórica, mas o lado humano da gente nos traz uma decisão sensata do cancelamento pensando no próximo”, afirma Subda.

Cancelamento da Festa do Fumo ocorre em razão de decreto do Governo do Estado

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE Edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), que “declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas” ocorridos a partir de 24 de abril de 2024. O decreto destaca que o RS é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados.

A Festa do Fumo é um tradicional evento regional, que movimenta dezenas de expositores e reúne milhares de pessoas. Na festa estavam previstos shows e atrações, que ficam cancelados devido à situação climática extrema que vive o Rio Grande do Sul desde a última semana.

Confira entrevista completa do prefeito Joel Subda no programa Primeira Hora:

Tags: Agrifest, Chuvisca, Festa do Fumo