Search
[adsforwp-group id="156022"]
Clima

Adeus, El Niño: Fenômeno se despede após meses de chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Após meses de chuvas e inundações, o Estado se despede do fenômeno e pode ter um inverno com influência da La Niña
Adeus, El Niño: Fenômeno se despede após meses de chuvas intensas no Rio Grande do Sul
Foto: Valério Weege/Acústica FM

O fenômeno climático El niño, causador de intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023 e deste ano com grandes enchentes está se despedindo. A condição climática vai levar um tempo para ser alterada, mas o fenômeno encerrará sua atuação, segundo a MetSul Meteorologia.

O El Niño ocasionou meses de chuvas acima da média no Estado com grandes enchentes em setembro, novembro e agora em maio. O fenômeno costuma causar chuva extrema e inundações no território gaúcho nos meses de primavera do ano do seu início e no outono do ano seguinte.

De acordo com a MetSul, a tendência é que no restante deste mês de maio e no decorrer de junho, as águas superficiais do Ocenao Pacífico Equatorial se resfriem mais com instalação de um quadro de neutralidade (sem El Niño ou La Niña) de curta duração na transição para um evento de La Niña.

A equipe de meteorologia destaca que não se antecipa La Niña antes do fim do outono climático (março a maio), mas no decorrer do inverno a La Niña deve ser declarada pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, possivelmente entre os meses de julho e agosto.

Segundo semestre com baixas probabilidades de El Niño

Conforme a mais recente estimativa do Centro de Previsão Climática (CPC) da NOAA, para este trimestre de maio a julho, as probabilidades são de 2% de El Niño, 87% de neutralidade e 11% de La Niña. Ou seja, no curto prazo a tendência é de uma fase neutra no Pacífico. Para o trimestre de inverno de junho a agosto, 1% de probabilidade de El Niño, 39% neutro e 60% de La Niña.

No trimestre de julho a setembro, 1% de El Niño, 30% de neutralidade e 69% de La Niña. No trimestre agosto a outubro, 1% de El Niño, 22% de neutralidade e 77% de La Niña. No trimestre de primavera, entre setembro e novembro, 1% de El Niño, 16% de neutro e 83% de La Niña.

Confira a previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Fonte: MetSul Meteorologia

Tags: chuvas, elnino, lanina