Search
Chuvas no RS

Nível do Canal São Gonçalo recua após recorde histórico, mas alerta persiste

Meteorologista detalha cenário e traça previsões para os próximos dias na Zona Sul

Após superar os índices de 1941, o Canal São Gonçalo apresenta uma queda significativa nesta sexta-feira (17). Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o meteorologista da Universidade Federal de Pelotas, Henrique Repinaldo, fala sobre as previsões para os próximos dias na Zona Sul.

Nível do Canal São Gonçalo recua após recorde histórico, mas alerta persiste
Foto: Reprodução/ Michel Corvello

Ao atingir o nível de 3,02m, o município soma 736 pessoas desabrigadas, distribuídas em oito abrigos. Hoje, o canal apresenta um recorde de 2,94m, com uma tendência de redução gradual ao longo do dia.

Uma equipe de meteorologistas, hidrólogos, engenheiros cartográficos e matemáticos da UFPel junto à Sala de Situação no 9º BIMtz, no entanto, não esperam uma baixa significativa. O monitoramento permanece ao longo do dia.

O especialista aponta que o volume d’água na Lagoa dos Patos e no canal é extremamente grande e qualquer variação dos ventos ou marés tem potencial para provocar alteração na tendência que se espera ao longo do dia. Para o próximo sábado (18), a previsão é de ventos de direção predominantemente Oeste e Sul, o que facilita a corrente no Canal da Barra, no Rio Grande.

Confira a participação do meteorologista que alerta sobre novos índices do São Gonçalo

Tags: Canal São Gonçalo, Pelotas