Search
[adsforwp-group id="156022"]
Chuvas no RS

Nível do Canal São Gonçalo recua após recorde histórico, mas alerta persiste

Meteorologista detalha cenário e traça previsões para os próximos dias na Zona Sul
Nível do Canal São Gonçalo recua após recorde histórico, mas alerta persiste
Foto: Reprodução/ Michel Corvello

Após superar os índices de 1941, o Canal São Gonçalo apresenta uma queda significativa nesta sexta-feira (17). Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o meteorologista da Universidade Federal de Pelotas, Henrique Repinaldo, fala sobre as previsões para os próximos dias na Zona Sul.

Ao atingir o nível de 3,02m, o município soma 736 pessoas desabrigadas, distribuídas em oito abrigos. Hoje, o canal apresenta um recorde de 2,94m, com uma tendência de redução gradual ao longo do dia.

Uma equipe de meteorologistas, hidrólogos, engenheiros cartográficos e matemáticos da UFPel junto à Sala de Situação no 9º BIMtz, no entanto, não esperam uma baixa significativa. O monitoramento permanece ao longo do dia.

O especialista aponta que o volume d’água na Lagoa dos Patos e no canal é extremamente grande e qualquer variação dos ventos ou marés tem potencial para provocar alteração na tendência que se espera ao longo do dia. Para o próximo sábado (18), a previsão é de ventos de direção predominantemente Oeste e Sul, o que facilita a corrente no Canal da Barra, no Rio Grande.

Confira a participação do meteorologista que alerta sobre novos índices do São Gonçalo

Tags: Canal São Gonçalo, Pelotas