Search
[adsforwp-group id="156022"]
Cultura

Hoje na história – 20 de maio – O Jeans era patenteado

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história – 20 de maio – O Jeans era patenteado
Foto: Divulgação

1873 – Levi Strauss patenteava sua nova invenção: o Jeans. Em 1872, Jacob Davis, um alfaiate lituano que comprava regularmente peças de Levi comunicou-lhe o problema que suas calças apresentavam: os bolsos descosturavam facilmente com o duro trabalho da mina. Ambos encontraram uma possível solução: reforçar os cantos dos bolsos com rebites (fita). Assim, oficialmente, nasceu a primeira calça com rebite de cobre da Levi s, dando início à produção da peça mais fabricada de todos os tempos: o jeans.

 

1960 – Morria o empresário Guilherme Guinle. Neste dia, morria, no Rio de Janeiro, o empresário e filantropo Guilherme Guinle, considerado, na primeira metade daquele século, um dos homens mais importantes do Brasil, com extensa folha de serviços públicos prestados ao país. A família obteve o monopólio e depois realizou a modernização e a operação do porto de Santos ao longo de 92 anos. Durante a década de 30, realizou investimentos na exploração de petróleo e, durante o Estado Novo (1937-1945), foi vice-presidente do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda. Na década de 40, Guinle foi escolhido pelo presidente Getúlio Vargas para presidir a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ficou no posto até 1945, mas permaneceria como membro do conselho consultivo da empresa até seus últimos dias.

1983 – Cientistas anunciavam que o vírus da AIDS foi isolado. Neste dia, a equipe do cientista francês Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, na França, publicou na revista Nature um artigo que detalhava sua pesquisa que conseguiu isolar o vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O trabalho apontava um retrovírus, que eles batizaram de “vírus associado à linfadenopatia”, como a causa da doença. Apesar de ainda não existir uma cura ou uma vacina, o tratamento antirretroviral pode retardar o desenvolvimento da doença e elevar a expectativa de vida do portador do vírus.

 

2003 – Série Buffy, a Caça-Vampiros chegava ao fim. Neste dia, chegava ao fim a exibição original do seriado Buffy, a Caça-Vampiros, nos Estados Unidos. A série, criada em 1997 por Joss Whedon, foi um sucesso de público e crítica e é considerada cult. A produção obteve uma média entre quatro e seis milhões de telespectadores nas exibições originais e ajudou a projetar o novo e pequeno canal WB Television Network. Quando chegou ao final, a série era transmitida pela United Paramount Network (UPN). O sucesso de Buffy resultou em centenas de produtos licenciados como livros, história em quadrinhos, games e outros. A série foi classificada como a 41ª melhor de todos os tempos na lista top 50 da revista TV Guide.

 

2007 – O consagrado seriado animado “Os Simpsons” exibia o seu episódio de número 400 no canal norte-americano Fox. Dois anos antes, a série já havia se tornado a comédia com maior tempo de exibição na TV. Ao longo dos anos, o desenho Os Simpsons acumulou nada menos que 23 prêmios Emmy e foi nomeado pela revista Time, em 1999, o melhor seriado de todos os tempos. Os Simpsons fez sua estreia na Fox em dezembro de 1989 com um episódio especial de Natal. Em 1998, durante uma entrevista, o ex-diretor da atração David Silverman explicou que teve de deixar a família com uma cor só (ou seja, amarela) porque Bart, Lisa e Maggie não tinham uma linha que separasse o cabelo da testa. Se a cor da pele fosse mais realista, daria a impressão de que a testa dos personagens tinha sido “serrada”.

 

Que dia é hoje?

  • Dia do Pedagogo
  • Dia Mundial das Abelhas

 

Aniversariantes Hoje na História

 

Cher – 77 anos – Cherilyn Sarkisian é uma cantora e atriz americana com uma carreira que já dura cinco décadas. Reconhecida por ter ajudado a difundir os conceitos de autonomia feminina e autorreinvenção na indústria do entretenimento, ela é famosa pela voz grave e por ter trabalhado em várias áreas da mídia. Nos anos 90, ela estreou como diretora de cinema em O Preço de uma Escolha e lançou o maior sucesso musical de sua carreira, “Believe”. Tudo isso a rendeu o apelido de Deusa do Pop.

 

Lucélia Santos – 66 anos – Maria Lucélia dos Santos é uma atriz e cineasta brasileira. Ficou internacionalmente famosa pela sua atuação na telenovela Escrava Isaura, que foi exibida com sucesso em 79 países. Um de seus fãs mais ardorosos era Fidel Castro. Na coleção de vídeos do líder cubano, ocupava lugar de destaque uma fita VHS do filme Luz del Fuego do qual ela participa.

 

Padre Marcelo Rossi – 56 anos – Marcelo Mendonça Rossi é um sacerdote católico brasileiro. É também um cantor e escritor de grande sucesso de público. Conhecido por sua atuação mediática na divulgação da fé católica, padre Marcelo Rossi tornou-se nacionalmente conhecido em 1998 por adotar danças e coreografias típicas do movimento Renovação Carismática Católica (RCC) e pela publicidade dos trabalhos (CDs, DVDs, cinema e televisão).

 

Cauã Reymond – 43 anos – Cauã Reymond Marques é um ator e modelo brasileiro conhecido por atuações em telenovelas brasileiras, como o personagem Halley, de “A Favorita”, e Jorginho, de “Avenida Brasil”. Cauã foi casado com a atriz Grazi Massafera, com quem tem uma filha, Sofia nascida em maio de 2012. O ator é faixa preta em jiu-jitsu, pratica surfe e ioga.

Tags: hoje na historia