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Direito do consumidor

Cliente encontra pó amarelo em carne comprada de supermercado

Empresa não descarta contaminação por reação vacinal
Cliente encontra pó amarelo em carne comprada de supermercado
Foto: Reprodução

Uma cliente moradora de Porto Alegre teve um susto ao se deparar com um pó amarelo no interior de uma peça de entrecot da marca Frigon enquanto preparava o jantar. A consumidora, que não quis se identificar, comprou a carne a vácuo no dia 13 de maio em um supermercado do bairro Higienópolis, na zona norte da capital.

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Ao cortar a carne, ela se deparou com o pó amarelo na gordura da peça. A textura era semelhante à de gema cozida e se diluía na água. A consumidora chegou a pensar que se tratasse de algum tipo de medicamento administrado no animal, pois não parecia algo orgânico.

Após a reportagem do Porto Alegre 24 Horas sobre o caso, a empresa Frigon se manifestou por meio de nota. A empresa afirma que, após análise das imagens, foi possível identificar que o achado se trata de uma possível contaminação por reação vacinal.

Recomendações para cliente que passar por situação semelhante:

  • Em caso de encontrar qualquer tipo de substância estranha em um produto alimentício, é importante não consumi-lo e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa ou com o órgão de defesa do consumidor local.
  • É importante guardar o produto e a nota fiscal para comprovar a compra.

O que diz a nota oficial divulgada pela empresa Frigon:

“De acordo com os fatos apresentados, o frigorifico Irmãos Gonçalves Comércio e Indústria LTDA (FRIGON), declara ter realizado uma análise nas fotos apresentadas, onde foi possível identificar que o achado pela consumidora se trata de uma possível contaminação por reação vacinal.

A Frigon dispõe de Serviço de Inspeção Federal sob SIF 2443, onde é realizada a inspeção do ante mortem e post mortem, e segue todos os procedimentos estabelecidos nos planos de autocontrole da empresa, seguem legislações nacionais e internacionais de segurança de alimentos (especificas de países que a Frigon exporta), e devido a contaminação ser interna na peça, não é possível sua visualização durante o processo de inspeção.

A Frigon realiza todos os procedimentos de autocontrole. No entanto vale ressaltar que por entender ser fundamental ofertar aos clientes produtos que venham atender as expectativas do mercado, fornecendo alimentos seguros seguindo altos padrões de qualidade estabelecidos por exigências nacionais e internacionais de acordo com legislações, foi realizado uma reunião com a equipe de garantia da qualidade, com o objetivo de intensificar a inspeção dos produtos.

A empresa, se compromete com alto padrão de qualidade, possui implantado planos de autocontrole, BPF, PPHO, APPCC, PSO e possui implementada a Norma BRCgs versão 9, com nota máxima em qualidade, demonstrando assim a preocupação da empresa em atender os anseios de nossos clientes, e fornecer produtos sanitariamente seguros e confiáveis.”

Tags: Carne, Cliente, Consumidor, Direito, Rio Grande do Sul