Search
[adsforwp-group id="156022"]
Chuvas no RS

Prefeitura de Guaíba planeja retorno das atividades escolares

Vice-prefeita, Claudinha Jardim reforça a importância de trabalhos executados junto a Marinha para estabilizar setores atingidos
Prefeitura de Guaíba planeja retorno das atividades escolares
Foto: Ascom/Prefeitura de Guaíba

A retomada das atividades escolares no Município de Guaíba vem sendo planejada pela Prefeitura e a mobilização com ações práticas já ocorre desde a semana passada, na EMEF Santa Rita de Cássia.

A vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, salienta que foram feitos estudos e mapeamento das instituições atingidas e o trabalho está sendo executado com auxílio da Marinha:

“Há mais de uma semana contamos com o apoio da Marinha, em que pudemos retirar os entulhos, fazer a limpeza pesada e desinfecção para que fossem iniciados os reparos na Escola Santa Rita”, observou.

Visitas nas EMEIs

Além do trabalho que vem sendo conduzido na EMEF Santa Rita, na manhã desta segunda (20), o Major Thiago Neves, acompanhado da secretária de Educação de Guaíba, Magda Ramos, realizou visitas “in loco” nas cinco EMEIs atingidas, localizadas nos Bairros Cohab/Santa Rita e Engenho, verificando junto do Executivo, as condições das mesmas para o retorno das atividades escolares (fotos).

“Trabalhamos há dias na Escola Santa Rita de Cássia, e seguimos com o planejamento do que pode ser feito nas cinco EMEIs que também foram atingidas na Cidade”, ressaltou Claudinha Jardim.

Conforme a secretária de Educação, Magda Ramos, além dos servidores da Marinha, os profissionais da Educação também estão engajados nesse momento de reconstrução:

“Estamos trabalhando forte para o retorno das atividades o mais breve possível; as escolas atingidas, no entanto, levarão um período pouco maior. A previsão de retorno nas escolas não atingidas no dia 3 de junho.”, salientou Magda.

Escolas atingidas em Guaíba

  • EMEI Maria Dinorah
  • EMEI Noely Klein Varella – Cohab
  • EMEI Noely Klein Varella – Engenho
  • EMEI Vovó Flor
  • EMEF Santa Rita de Cássia – sede
  • EMEF Santa Rita de Cássia – Anexo

 

De acordo com levantamento da Secretaria de Educação, as escolas acima citadas recebem 2.065 alunos da rede municipal. Nos próximos dias, serão intensificadas as ações nessas seis instituições de Ensino, para em breve deixar as mesmas em condições de atender a comunidade escolar.

O Centro de Atendimento Móvel (CAM) da Caixa Econômica Federal (CEF) permanecerá, por tempo indeterminado, próximo ao Centro de Acolhimento Humanitário, em Guaíba, atendendo a comunidade guaibense, visando facilitar a atualização cadastral das vítimas da enchente, que já estarão em atendimento CAH, recebendo acolhimento.

Conforme a CEF, o horário de atendimento será das 10 às 15 horas (limitados a 200 atendimentos). A unidade móvel conta com dois postos de atendimento e será de uso exclusivo para os “Serviços de cidadania”, como atualização de Bolsa Família, os aplicativos, Caixa TEM, FGTS, PIS, Pé de Meia, Seguro Desemprego e ajuda para atualização de cadastros. Não estará disponível para saques, pagamentos e outros serviços bancários.

Menos de 1,1 mil abrigados em Guaíba

Na última estimativa, às 20 horas, desta quarta, 22, a cidade registrava 1.074 pessoas abrigadas (sendo 622 de Eldorado do Sul). O número de abrigos ativos e regulares, também diminuiu, tendo agora, 39 locais à disposição da população.

  • Total de abrigos: 39
  • Total de abrigados: 1074
  • Abrigados de Eldorado: 622
  • Abrigados de Guaíba: 452
  • 268 pessoas residem na Cohab/Santa Rita
  • 64 pessoas residem no Ipê
  • 01 pessoa reside no Ermo
  • 07 pessoas residem na Alvorada

Fonte: Defesa Civil de Guaíba

Confira os alertas da Prefeitura Municipal de Guaíba nas redes sociais

Tags: Guaíba