Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o capitão da Brigada Militar (30ºBPM), Felipe Einloft, falou nesta quinta-feira (23), sobre as ações do batalhão para o enfrentamento das enchentes na região. Com o apoio da Polícia Federal e Batalhão de Polícia Ambiental, os militares trabalham com foco na segurança e resgate de pessoas localizadas em áreas de risco.
Conforme o capitão, em locais que sofreram o impacto das cheias, está ocorrendo o policiamento através de barcos. Arambaré, Cristal, São Lourenço do Sul e Tapes, foram as cidades mais afetadas pelas águas e que receberam um maior acompanhamento do batalhão.
Em locais de difícil acesso, por causa de barreiras nas estradas, com entulhos e árvores, os militares receberam o apoio da comunidade com tratores. Com isto foi possível o resgate de pessoas e animais de locais de risco.
O capitão destaca que após as chuvas, houve a perda de comunicação através do canal 190, em São Lourenço do Sul está indisponível. Neste momento, o posto policial atende pelo contato (53) 3251-1407.
Mesmo com o foco de todos órgão estaduais voltados para as catástrofes climáticas, Einloft destaca que as ações de patrulhamento ostensivo do 30ºBPM seguem normais, promovendo a manutenção da segurança pública na região. Ele destaca que neste mês foram apreendidas seis armas de fogo, drogas, veículos apreendidos e criminosos detidos.
Junto ao disque-190, a comunidade pode entrar em contato com o 30º BPM através dos seguintes canais.