Search
[adsforwp-group id="156022"]
Chuvas no RS

Megaoperação de limpeza em Guaíba: cidade se une na reconstrução

Mais de 100 pessoas, estão divididas em oito equipes, com retroescavadeiras e caminhões para remover entulhos da Cohab/Santa Rita
Megaoperação de limpeza em Guaíba: cidade se une na reconstrução
Foto: Rubens Cunha

Uma megaoperação iniciou na manhã deste sábado (25), para a remoção de entulhos em Guaíba. Com um efetivo de 130 pessoas, são oito equipes, totalizando 14 retroescavadeiras, duas pá-carregadeiras e 32 caminhões basculantes.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, estrategicamente a localidade foi dividida em 19 quadrantes, a fim de atingir o bairro todo. A expectativa é de que se consiga retirar uma grande parte dos entulhos durante todo o final de semana.

Conforme informações da Prefeitura, serão oito equipes (cada uma, com duas retroescavadeiras e quatro caminhões) trabalhando simultaneamente.  A ação envolve maquinário e servidores da prefeitura, Marinha do Brasil, CMPC, Kito, outras empresas e voluntários. A expectativa é que a ação possa dar uma considerável acelerada nesta ação tão necessária.

Mais de 1.800 caçambas de entulhos já foram retiradas da Cohab/Santa Rita, até esta sexta-feira (24), e mesmo com as fortes chuvas que atingiram Guaíba na quinta-feira, 23, alagando novamente parte do Bairro, a força-tarefa seguiu retirando os entulhos da Cohab/Santa Rita.

O levantamento da SEINFRA aponta que até a quarta, 22, já haviam sido retiradas mais de 1.800 caçambas de entulhos (totalizando 11 mil metros cúbicos). Celeridade no Trabalho – Guaíba é a Cidade que está mais avançada na região, na questão de limpeza e retirada de entulhos. O tempo de retirada, entretanto, é alto devido ao grande número de residências em localidades muito populosas, chegando a sua totalidade em alguns bairros. Além disso, as fortes e torrenciais chuvas desta quinta, dificulta o serviço que vem sendo realizado:

“Precisamos que pare a chuva, tem sido muita água; chovendo assim é bem mais difícil, já que o escoamento não dá conta, pois o nível do rio está muito alto. Só na quinta-feira choveu cerca de 120 mm, volume que é esperado para o mês de maio inteiro”, lamenta o prefeito.

Megaoperação de limpeza em Guaíba: cidade se une na reconstrução
Foto: Rubens Cunha

Toneladas de resíduos sólidos já foram retirados em Guaíba

Apesar da chuva dificultar o serviço, a força tarefa continua. “Estamos trabalhando mesmo com toda essa chuvarada. Que Deus proteja nossa equipe para não ficar doente e completar essa missão. Estão todos cansados, não são máquinas, e se adoecerem será mais difícil ainda”, ressalta Maranata.

Nesses dias de trabalho, foram retiradas dezenas de toneladas de resíduos sólidos dos Bairros Cohab/Santa Rita e IPE.

A Prefeitura de Guaíba garante que não irá diminuir a intensidade do trabalho, enquanto não for realizada a completa retirada dos entulhos e resíduos sólidos, nos bairros fortemente atingidos na cidade.

“O trabalho continuará com chuva e com sol. E se a chuva seguir forte, os nossos abrigos estão funcionando e o Ginásio Coelhão segue aberto para receber todos que precisarem”, conclui Marcelo Maranata.

A vice-prefeita Claudinha Jardim destaca a importância do trabalho realizado de forma rápida e eficiente. “A ruptura de rotinas familiares e a exposição a ambientes desconhecidos podem ser extremamente desafiadoras para pessoas com TEA, aumentando o risco de ansiedade e estresse. Por isso agimos rápido”, observa.

“A presença de profissionais treinados para identificar e atender às necessidades específicas desses indivíduos foi essencial para minimizar o impacto psicológico nessa calamidade que passamos. Ao reconhecer e valorizar a importância de tratar o TEA de forma ativa durante a enchente, a comunidade de Guaíba demonstrou seu compromisso com a inclusão e o bem-estar de todos os seus cidadãos, mesmo em tempos de crise”, conclui a vice-prefeita.

Megaoperação de limpeza em Guaíba: cidade se une na reconstrução
Foto: Rubens Cunha

Menos de 1,15 mil abrigados em Guaíba

Na última estimativa, às 16h45, desta sexta, 24,  a cidade registrava 1.105 pessoas abrigadas. O número de abrigos ativos e regulares, também diminuiu, tendo agora, 39 locais à disposição da população.

Fonte: Defesa Civil de Guaíba.

Tags: Guaíba