Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

Deputado propõe modelo “cidade-esponja” para minimizar enchentes

Medida visa reduzir as inundações através de espaços mais permeáveis para retenção da água
Deputado propõe modelo “cidade-esponja” para minimizar enchentes
Deputado propõe modelo “cidade-esponja” para minimizar enchentes. Foto: Divulgação

Adotado com sucesso em diversas cidades da China, entre outras ao redor do mundo, como Berlim, Copenhague e Nova York, o modelo de gestão denominado “cidade-esponja” busca absorver a chuva e diminuir o escoamento superficial. A água absorvida pode ser armazenada, limpa e reutilizada, como mecanismo sustentável de redução de enchentes e alagamentos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Com base nesse conceito, o deputado Gustavo Victorino apresentou, na Assembleia Legislativa (AL), o Projeto de Lei Nº 144/24 que dispõe sobre a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para fins de controle de enchentes e alagamentos, aplicando o modelo “cidade-esponja” nos investimentos e convênios celebrados pelo Estado junto aos municípios.

Conforme o parlamentar, a medida visa reduzir as inundações através de espaços mais permeáveis para retenção da água, diminuir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem, bem como garantir maior autossuficiência hídrica ao estado com o reabastecimento das águas subterrâneas, aumentando assim, o volume de águas pluviais naturalmente filtradas.

Para implementação do sistema, o deputado Gustavo Victorino propõe investimentos em pavimentação permeável, teto verde, jardins de chuva – com vegetação que retenha a água-, bueiros ecológicos, entre outros.

Tags: enchentes, Rio Grande do Sul, RS