Search
[adsforwp-group id="156022"]
EDUCAÇÃO

Curso de Programação Transforma Vidas de Jovens da Fase no RS

Iniciativa capacita socioeducandos para o mercado de trabalho na área de tecnologia, promovendo inclusão digital
Curso de Programação Transforma Vidas de Jovens da Fase no RS
Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Direcionado a jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), um curso na área de programação, ofertado pelo governo do Estado desde fevereiro, começa a apresentar os primeiros resultados. Na última terça-feira (4), um socioeducando de 16 anos concluiu a primeira etapa da formação. O objetivo é preparar os adolescentes para o mercado de trabalho.

 

Por meio da lógica de programação, as aulas estão capacitando os estudantes para o desenvolvimento de websites ou aplicativos:

“Sempre gostei de computador, de informática. É uma grande oportunidade que a Fase está dando para o meu futuro”, disse o jovem atendido há nove meses pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), em Porto Alegre.

 

As aulas utilizam tecnologias como HTML, CSS e JavaScript para traduzir o design e os requisitos do usuário em código. Assim, os conteúdos poderão ser apresentados de forma atraente e funcional nos navegadores.

 

“Estou aprendendo a fazer um site do ‘zero’. Com login, senha, colocação de imagem, espaço para os textos. Pretendo conseguir um emprego nesta área quando finalizar a minha medida (socioeducativa). Quero trabalhar criando sites”, finalizou.

 

Nos próximos dias, o jovem iniciará as outras quatro etapas do curso que, no total, ofertará 160 horas de capacitação. Conforme a proposta pedagógica, os próximos módulos aprofundam os conhecimentos apresentados na etapa inicial.

 

Com aulas semanais, os jovens vão concluindo os módulos individualmente, conforme o nível de evolução de cada um:

“Estou na metade do curso, é um pouco difícil, mas estou gostando muito”, disse uma socioeducanda atendida pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef).

 

Atividades da Fase RS

 

A atividade está sendo oferecida, sem ônus para o Estado, pela Soul Code, uma EdTech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, a inclusão digital, o impacto social, a diversidade e a empregabilidade, em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec).

 

A iniciativa oferece, de forma pioneira no Estado, formação nesta área para jovens em cumprimento de medida socioeducativa, por meio de uma ação da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

 

 

Fonte: Ascom Fase

Tags: Curso, Fase, Jovens