As 250 moradias provisórias anunciadas pelo governo do Estado para Eldorado do Sul serão instaladas no Parque Eldorado. A assinatura do convênio entre a prefeitura e o Estado está prevista para esta sexta-feira (21), mas ainda não há data definida para o início das obras.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A escolha da região gerou reações negativas de um grupo de moradores do bairro, que elaboraram um documento elencando as precárias condições do local. Entre os problemas citados, estão a falta de serviços básicos como água encanada, sistema de esgoto, transporte público e unidade de saúde com atendimento 24 horas. Conforme o Grupo de Apoio ao Parque Eldorado (Gape), as escolas e creches da região também não possuem vagas e não há oferta de emprego.
Posições oficiais sobre a situação em Eldorado do Sul:
A prefeitura de Eldorado do Sul reconhece as condições precárias do bairro. Conforme o vice-prefeito, Ricardo Alves, a preferência da administração municipal seria que as moradias fossem instaladas na parte central da cidade, mais próxima à prefeitura. No entanto, essa região faz parte da mancha alagável do município.
As obras das moradias provisórias devem começar em breve, mas ainda não há data definida. A prefeitura e o Estado prometem trabalhar para solucionar os problemas do Parque Eldorado e garantir que as famílias que receberão as casas tenham acesso aos serviços básicos e à infraestrutura necessária.