Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história

img_17395_foto_1.jpg

1821 – Nascia, supostamente na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi ou a “Heroína dos Dois Mundos”. Em 1998, uma ação judicial determinou que ela seria natural de Laguna, apesar de alguns estudiosos afirmarem que ela seria de Lages, cidade da serra catarinense. Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos.

1875 – Ocorria o Motim das Mulheres no Rio Grande do Norte. Naquele dia, aproximadamente 300 mulheres foram às ruas em passeata para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade. Armadas com pedras e pedaços de pau, elas fizeram de refém o escrivão de paz e, em praça pública, rasgaram documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai. A revolta, contida sem dificuldades, teve Ana Floriano como uma de suas líderes.

1968 – Um dos clássicos dos Beatles, “Hey Jude”, era lançado no Reino Unido. A canção havia sido lançada pouco tempo antes nos Estados Unidos, no dia 26. “Hey Jude” foi composta por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no Lado A do single Hey Jude/Revolution de 1968. Apesar da longa duração da canção, foi o single mais vendido dos Beatles.

1994 – O Senado aprovava o projeto de lei que transforma em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu um milhao e trezentas mil assinaturas.

2001 – O empresário e apresentador de TV Silvio Santos era mantido refém durante oito horas, dentro de sua própria casa, pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto – o mesmo que sequestrara a filha do apresentador, Patrícia Abravanel, dias antes. O caso, digno de um roteiro de cinema, ganhou repercussão internacional. Silvio Santos só escapou da morte quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em atitude polêmica, foi até a casa e convenceu o sequestrador Fernando Dutra Pinto a se entregar. Meses depois, em janeiro de 2002, Fernando morreu na prisão, em circunstâncias misteriosas. Dos R$ 500 mil pagos como resgate de Patrícia, a polícia recuperou R$ 464 mil. Em dezembro de 2002, o caso foi encerrado sem maiores explicações.

2003 – Acontecia o adeus do “cara durão” Charles Bronson. Bronson sofria do Mal de Alzheimer e morreu vítima de uma pneumonia aos 81 anos. Bronson cresceu na Pensilvânia e, pela família, ele iria seguir com o trabalho nas minas de carvão, com seu pai e seus irmãos. Antes de iniciar a carreira no cinema, ele também serviu na Segunda Guerra Mundial. Apesar de conseguir alguns papéis na década de 50, apenas nos anos 70 é que ele ganhou fama, quando ficou conhecido como “o homem de poucas palavras e muita ação”, por causa dos seus personagens. Entre os seus filmes de sucesso estão “Assassino a preço fixo” (1972), “Fuga audaciosa” (1975) e o clássico “Desejo de Matar”, (1974), filme que ganhou outras quatro sequências.

Que dia é hoje?

– Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (Lei nº 11.303, de 11 de maio de 2006) – Na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo. A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Os sintomas, sua gravidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.

Aniversariante do dia

Cameron Diaz – 46 anos – Cameron Michelle Diaz é o nome de batismo da atriz Cameron Diaz, que nasceu em San Diego, Califórnia, EUA. Seu primeiro sucesso aconteceu com a comédia “Quem Vai Ficar Com Mary” e teve uma ótima atuação em “Quero Ser Malkovich”. Atuou também em “As Panteras 2”, “Tudo para Ficar Com Ele”, “Uma História a Três”, entre outros.