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Economia

GM anuncia investimento de R$ 1,2 bilhão em Gravataí

O montante vai bancar a modernização da planta para a futura fabricação de um novo modelo compacto da marca
Foto: Divulgação/General Motors
Foto: Divulgação/General Motors

A montadora americana General Motors (GM) anunciou, nesta quinta-feira (11), o investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí, na Região Metropolitana. O montante vai bancar a modernização da planta para a futura fabricação de um novo modelo compacto da marca, que deve chegar ao mercado em 2026. O evento faz parte da primeira fase do um plano de investimentos da GM no Brasil. O novo modelo deve ser a combustão.A previsão é de produção de 80 mil unidades anuais do novo modelo. O montante integra o aporte de R$ 7 bilhões, entre 2024 e 2028, para o Brasil.

Sem dar detalhes sobre o veículo, o presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, destacou que será inédito no portfólio da marca e vai permitir ao grupo concorrer em mercados onde não atuava:

O novo modelo também vai utilizar a plataforma GEM, usada pelo Onix, Tracker e Montana, segundo o presidente. Mais detalhes devem ser informados nos próximos dias. Existe a expectativa de que seja um SUV.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, aproveitou o evento para ressaltar a importância da fabricação de veículos no país para manter empregos:

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, destacou a importância da montadora na cidade, reforçando que 50% do que se arrecada no município depende da GM. Citando o histórico de modelos anteriores da marca, sucesso de vendas, ressaltou a confiança nos bons resultados do novo modelo que será produzido na planta

Já o governador Eduardo Leite citou o momento de calamidade enfrentado pelo Estado após a inundação, reforçando que o Rio Grande do Sul vai superar essa fase diante da capacidade e resiliência do povo. Um desses sinais, segundo o governador, é a confiança da GM no Estado com a informação desse investimento.

O Complexo Industrial Automotivo de Gravataí foi inaugurado em 20 de julho de 2000. Desde então, esse é o quarto investimento que a GM faz na unidade do RS.

Além do complexo industrial de Gravataí, a GM tem outras quatro fábricas no país: em Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).

O objetivo dos investimentos da multinacional será adequar as fábricas instaladas no País para a produção de novos veículos, incluindo automóveis híbridos flex – capazes de rodar com eletricidade, etanol e gasolina. 

Em 2023, a GM atingiu a marca histórica de 4,5 milhões de carros produzidos em Gravataí. Além da fábrica da GM, o complexo em Gravataí conta ainda com outras 13 sistemistas que formam ainda hoje a unidade mais moderna da montadora no mundo, com cerca de cinco mil trabalhadores diretamente beneficiados, e até quatro vezes este volume em empregos indiretos.

Em 24 anos de implantação do Centro Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), que se completam no dia 20 de julho, foram três expansões. Em 2025, será um quarto de século da montadora no Estado e 100 anos no Brasil. A montadora estima em R$ 4,5 bilhões os aportes desde a implantação até a última ampliação, realizada entre 2017 e 2019.   

O veículo que teve a primeira certidão gaúcha foi o Celta. A primeira expansão ocorreu em 2004, com o lançamento do Prisma em 2006. A segunda ampliação, oficializada em 2010, foi marcada pela chegada da primeira versão do Onix, em 2012, nas lojas.

Em 2017, a GM anunciou R$ 1,4 bilhão na terceira ampliação para produzir a nova família do Onix (dois modelos), lançada no fim de 2019. A capacidade de produção passou a 350 mil veículos ao ano, acima dos 330 mil na ampliação anterior. 

A Chevrolet, como é mais conhecida pelos gaúchos, estreou a produção em Gravataí em julho de 2000. A atual plataforma marcou o encerramento da fabricação do antigo Onix e do Prisma em Gravataí, que passaram para a planta em São Caetano do Sul (SP).

Todos os ciclos da fábrica da GM em Gravataí: 

2000: estreia do Centro Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), oriundo do Projeto Arara Azul, e com a primeira fábrica da montadora no Brasil fora de São Paulo. A construção começa no fim dos anos de 1990. Inauguração em 20 de julho de 2000. O primeiro modelo foi o Celta, projeto nacional de um carro popular. A GM inaugurou também o conceito de condomínio industrial, ao reunir os principais fornecedores, inédito no setor automotivo mundial, na mesma área.

2006: Prisma, primeira ampliação.

2012: Onix, segunda expansão.

2019: Onix e Onix Plus, terceira expansão.

Investimentos totais: R$ 4,5 bilhões desde a implantação.